//

Fim do Koo: rede social concorrente do ‘X’ encerra as atividades e se despede do Brasil; entenda

Imagens: reprodução X @KooForBrasil

O Koo, rede social lançada como concorrente do X (antigo Twitter), encerrou suas atividades nesta quarta-feira, 3.

Criado em 2020, o Koo funcionava como um microblog, assim como o Twitter, e ganhou popularidade no Brasil em 2022, em meio a incertezas sobre o futuro da rede social que já foi twitter e hoje virou X após sua aquisição por Elon Musk. Além disso, claro, a rede social também ficou popular pelo meme de como o nome da plataforma soava no Brasil. As informações são do site TechTudo.

Posicionada como uma alternativa ao Twitter, a plataforma permitia posts de até 500 caracteres, tinha uma aba de Trending Topics para assuntos em alta e utilizava um logo semelhante ao antigo Twitter. Segundo informações do portal TechCrunch, o Koo foi descontinuado devido a dificuldades em expandir sua base de usuários nos últimos anos.

Fim do Koo: rede social concorrente do 'X' encerra as atividades e se despede do Brasil -  Imagem: reprodução Petit Abel
Fim do Koo: rede social concorrente do ‘X’ encerra as atividades e se despede do Brasil – Imagem: reprodução Petit Abel

Após assegurar contratos com grandes investidores no lançamento, o Koo tentou um acordo de venda no valor de US$ 5 bilhões, mas não teve sucesso.

Em sua página oficial no X direcionada ao público brasileiro, a empresa lamentou a notícia com a mensagem: “Obrigado por tudo Brasil. Nós amamos vocês. O passarinho amarelo diz um último adeus…”.

A História Koo no Brasil

A rede social foi criada na Índia e ganhou notoriedade durante um período de tensão entre o Twitter e o governo indiano em 2021. No Brasil, o aplicativo chamou atenção quando o português foi adicionado como idioma da plataforma em novembro de 2022. Na época, o serviço se tornou um dos assuntos mais comentados na internet, gerando muitos memes e trocadilhos com o nome da plataforma. Para aproveitar o boom de novos usuários no país, o Koo criou até um perfil oficial no Twitter para interagir com os brasileiros.

A rede social virou um grande meme entre os brasileiros, mas perdeu a força depois do boom que foi a sua chegada no país. Imagem: @kooinbrasil
A rede social virou um grande meme entre os brasileiros, mas perdeu a força depois do boom que foi a sua chegada no país. Imagem: @kooinbrasil

A plataforma permitia a publicação de textos de até 500 caracteres, fotos, vídeos e enquetes. Contava também com uma aba de Trending Topics para os assuntos e hashtags mais engajados. Além disso, tinha a função de adicionar várias fotos no perfil, criando uma espécie de galeria, e oferecia selos de verificação gratuitamente para figuras públicas ou de relevância social.

Em fevereiro, o portal TechCrunch noticiou que o Koo estava em conversações com a Dailyhunt, uma startup de mídia na internet avaliada em US$ 5 bilhões, para uma potencial venda. No entanto, as negociações não resultaram em um acordo, levando ao encerramento das operações da rede social.

Notas de despedida

Quem acessar a página oficial da plataforma, encontra uma mensagem de despedida além de não ser mais possível logar nas contas da rede social.

“É com muito pesar que informamos que Koo não estará mais operacional. Temos procurado arrecadar fundos nos últimos 2 anos, mas o mercado de financiamento azedou, não apenas para o Koo, mas para milhares de startups por aí. Tornando muito difícil continuar executando as operações”.

Um dos fundadores da rede social, Mayank Bidawatka, publicou no LinkedIn, um texto sobre o fim da empresa: “Embora gostaríamos de manter o aplicativo funcionando, o custo dos serviços de tecnologia para manter um aplicativo de mídia social funcionando é alto e tivemos que tomar essa difícil decisão. Mesmo com todos os recursos disponíveis, é necessário aumentar o número de usuários em uma escala significativa antes de pensar em receita. Precisávamos de 5 a 6 anos de capital agressivo, de longo prazo e paciente para tornar esse sonho realidade. No fim das contas, o passarinho amarelo dá seu último adeus”.

O Koo acabou, a piada não

Com o anuncio do fim da rede social, mais piadas com o nome foram inevitáveis. Os brasileiros se despediram do microblog com uma nova leva de meme que só quem sabe gargalhar com uma boa piada vai entender.

Confira!

Com informações do site Tech Tudo.


Já segue o Poplist no Instagram? Clique aqui