Nesta quarta-feira, 10, o Banco Central do Brasil (Bacen), informou que um total de 39.088 chaves Pix de clientes da 99Pay Instituições de Pagamentos tiveram dados vazados.
Desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020, este é o 11º vazamento de dados.
Entenda sobre
Segundo o Bacen, o vazamento ocorreu de 26 de junho e 2 de julho, abrangendo o nome do usuário, Cadastro de Pessoa Física (CPF) com máscara – quando o CPF possui asteriscos para não mostrar todos os números -, a instituição de relacionamento, a agência e o número da conta.
O Bacen ainda pontoou que o ocorrido foi devido a falhas pontuais em sistemas da instituição de pagamento. Enquanto a questão da exposição, não afetam a movimentação do dinheiro. Ademais, dados protegidos pelo sigilo bancário como saldos, senhas e extratos não foram expostos.
Portanto, todos os que tiveram informações expostas serão avisados por meio do aplicativo ou da internet banking da instituição. Demais comunicações, como chamadas telefônicas, SMS, avisos por aplicativos de mensagens e por e-mail, devem ser desconsideradas.
Exposição de dados
Quando há algum vazamento, não significa que todas as informações tenham sido expostas, mas sim que algumas informações ficaram visíveis para terceiros durante algum tempo e que podem ter sido capturadas. O Bacen destacou à Agência Brasil que o caso está sendo investigado e que sanções poderão ser aplicadas.
Segundo a legislação brasileira, pode haver multa, suspensão ou até exclusão do sistema do Pix. A Lei Geral de Proteção de Dados, determina que a autoridade monetária deve manter uma página de acesso onde os cidadãos possam acompanhar os incidentes relacionados com a chave Pix ou dados pessoais.
Em nota a Agência Brasil, a 99Pay informou que a falha de segurança foi sanado e que o vazamento não irá gerar perdas financeiras, pois não houve exposição de nenhum dado sensível. Segundo a instituição, apenas 0,0003% dos usuários foram afetados.
“A 99Pay reforça seu compromisso com a segurança, a privacidade de dados e o combate às fraudes digitais como prioridade em todas as operações. Seus canais oficiais de atendimento seguem à disposição para responder dúvidas e orientar os usuários da melhor forma possível”, destacou em nota.
*Matéria realizada com informações do Portal Agência Brasil.