Um vídeo que circula nas redes sociais, mostra o que seria um “racha” praticado por motoristas e motociclistas na Avenida Júlio César. A prática, considerada infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), teria ocorrido na madrugada do dia 7, último sábado.
A “corrida” é disputada por vários veículos que circulam em alta velocidade nas duas pistas da avenida. Várias pessoas assistem às disputas e filmam os carros e motos com celulares.
As consequências do racha são: infração gravíssima (7 pontos na CNH), multa no valor de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir (por 2 a 8 meses) e apreensão do veículo no caso de abordagem do condutor, com o recolhimento do documento de habilitação e remoção do veículo.
No caso de reincidência no período de 12 meses, é aplicada a multa no dobro do valor e processo de cassação da CNH.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informou em nota que faz fiscalizações em conjunto com a Guarda Municipal de Belém e demais órgãos de segurança pública, para coibir a prática de corrida ilegal, os chamados “rachas”, nas vias da capital paraense.
O órgão informou ainda que, de acordo com o artigo 173 do Código de Trânsito Brasileiro, utilizar-se do veículo para disputar corrida é infração gravíssima. Se o condutor for pego em flagrante, é prevista a aplicação de multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir. Além disso, dependendo da situação, o caso pode ser considerado crime de trânsito.