/////

Autoescola encerra atividades sem aviso prévio e deixa alunos no prejuízo: ‘pandemia e alta do combustível’

Um grupo de alunos que fazia aulas para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi surpreendido nesta segunda-feira, 16, ao chegar na Autoescola Belém, localizada na Avenida Augusto Monetnegro. De acordo com as denúncias que chegaram ao BT +, o local fechou as portas sem dar nenhuma satisfação aos alunos, que ficaram no prejuízo. 

De acordo com relatos de alunos, a empresa não comunicou previamente o encerramento das atividades. Uma das clientes contou ao BT que ainda precisava fazer 15 aulas práticas e a autoescola não emitiu nenhum documento que comprove que ela já fez os exames anteriores.  Desta forma, ela ficaria com o prejuízo financeiro de ter que refazer todo o processo. 

“Fiz as primeiras fases no ano passado, aí minhas aulas práticas ficaram agendadas para maio e são 20 aulas que temos que fazer a prova. Eu comecei semana passada e fiz cinco aulas. Quando fui hoje (16/5) a autoescola já estava fechada”, relatou.

A aluna disse ainda que soube por  vizinhos da empresa que o local tinha declarado falência. “Lá na redondeza eles falaram que no sábado (14/5) à noite eles já tinham pegado todo o material deles lá da autoescola – mesa, ar condicionado, etc – e no domingo botaram um aviso no Instagram deles dizendo que eles tinham falido por causa da pandemia e que era para os alunos deles procurarem outras escolas”, revelou. 

Outro aluno contou ao BT que já tinha feito o pagamento do valor total das aulas práticas e agora terá que pagar novamente pelas aulas que faltam para completar. 

“No meu caso terei que pagar outra autoescola que vai sair a 800 reais, que são as 20 aulas de carro, em uma que já fiz o orçamento”, reclamou.

COMUNICADO

A empresa fez uma publicação no domingo, 15, em sua rede social, atribuindo o encerramento das atividades à crise econômica e à pandemia. “Em decorrência da pandemia mundial do covid-19, a direção da Autoescola Belém decidiu encerrar suas atividades a partir de hoje, dia 15/05”, diz o comunicado.

“Cabe informar que a alta do combustível e do próprio veículo foram determinantes para a quebra da empresa”, finaliza a mensagem.

Comunicado publicado no Instagram da Autoescola Belém

SATISFAÇÕES

A única satisfação que os alunos receberam da empresa foi uma mensagem enviada no grupo de Whatsapp, que afirma que ninguém será reembolsado, tampouco os funcionários serão pagos.

“Entendo que vocês não irão entender o lado da empresa e só vão querer os direitos, reembolso, fazer B.o. Mas eles não terão condições de fazer reembolso a ninguém… tô desolado porque nem eu mesmo sei se terei os meus direitos como colaborador. E isso é muito triste, espero que ninguém aqui nunca passe por esta situação”, diz o texto. 

A mensagem diz ainda que os alunos não serão prejudicados quanto à parte teórica do conteúdo. No entanto, quem precisa concluir as aulas práticas não será reembolsado e nem poderá fazer o restante das aulas. 

“Sobre as aulas práticas, essa é a parte mais difícil…que não conseguiremos atende-los nem no serviço quanto no dinheiro”, diz o texto.

PROTESTO

Um grupo de alunos se organiza para realizar um protesto em frente ao Detran nesta terça-feira, 17. Eles registraram Boletim de Ocorrência e pretendem levar o caso à ouvidoria do Detran.

O BT+ entrou em contato com o Detran-PA e com a Polícia Civil e aguarda resposta. 

Confira na íntegra a mensagem enviada pela Autoescola Belém aos clientes:

Olá grupo, boa tarde! 😔🥀🖤

Eu como funcionário venho por meio desta mensagem dar uma satisfação a vocês que estão no teórico. A direção da autoescola decidiu encerra as atividades ontem a noite, então assim como todos sem exceção fomos pegos de surpresa, tanto os outros colaboradores como aos alunos. O motivo? Muitas dívidas, gasolina, veículos e custo muito caros, entre outras situações que não me foram informado tudo. Estou tão sem chão como vocês, pois em um domingo eu estava empregado e curtindo minha noite, e em uma ligação fiquei desempregado e sem saber o que fazer. 

Entendo que vocês não irão entender o lado da empresa e só vão querer os direitos, reembolso, fazer B.o. 

Mas eles não terão condições de fazer reembolso a ninguém… tô desolado porque nem eu mesmo sei se terei os meus diretos como colaborador. E isso é muito triste, espero que ninguém aqui nunca passe por esta situação. 

Em questão as aulas teóricas, hoje seria o último dia de aula para vocês, mas estou totalmente sem condições de entrar em contato com a iTrânsito e pedir o crédito do dia que deu problema no sistema do DETRAN. Mas eu por minha parte, não vou deixar vocês serem prejudicados na parte teórica, e vamos sim finalizar este último dia. Talvez amanhã ou depois… mas quem está tudo certinho com o teórico finalizará sim! 

Sobre as aulas práticas, essa é a parte mais difícil…que não conseguiremos atende-los nem no serviço quanto no dinheiro. 

Depois que vocês estiverem certificados no teórico, poderão emitir o boleto no site, pagar e agendar a prova. Com a legislação realizada, poderão procurar qualquer outra autoescola para fazer esta parte do processo. 

Como disse, entendo que estão todos chateados, sem saber o que fazer… todos estamos e não é para menos. Mas eu acho que eu tinha que vir falar algo a mais para vocês e não ficar apenas no comunicado que viram na internet. 

Quero agradecer a todos sem exceção. Mas não está sendo fácil. 

Obrigado. 🖤