Especialistas apontam que saúde mental é o tema do século. O assunto ganhou um novo sinal de alerta agora, depois que o mundo viveu a pandemia do coronavírus. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas no mundo todo hoje sofrem de depressão. Aqui no Brasil já são 12 milhões. Além da depressão, a ansiedade, já atinge mais de 260 milhões de pessoas, sendo o Brasil o país com o maior número de ansiosos no mundo: 9,3% da população brasileira já está ansiosa.
Mas essa matéria é pra trazer boas notícias e ajudar você a cuidar da sua mente. A tecnologia pode e deve ser usada a serviço da saúde, e quando isso acontece, o usuário ganha aliados. Aplicativos de saúde e bem-estar, são uma tendência, que podem ajudar o indivíduo a desacelerar a mente e implementar uma rotina de autocuidado. Então, o MOVIMENTE, listou cinco aplicativos que nós experimentamos, funcionam, e vão te ajudar nesse caminho de autoamor. A dica é, escolha o seu e baixe agora e use.
1 – Calm
Focado na respiração e na presença. Calm traz exercícios, músicas tranquilizantes e programas de meditação guiada. O app vai te ajudar a combater a ansiedade e auxiliar na concentração. Sons de ondas do mar, chuva, conteúdos de atenção plena, além de treinos de para o corpo. Pra quem tem dificuldade de dormir o app conta com uma biblioteca de histórias exclusivas para o bom sono. A plataforma é gratuita, mas possui recursos exclusivos para assinantes.
2 – Happify
O Happify foi criado através do trabalho de cientistas e especialistas em psicologia cognitivo-comportamental. O app promete ajudar os usuários a viver mais felizes, com exercícios práticos, jogos e atividades divertidas. Também tem ferramentas personalizadas que trabalham temas como atenção plena, meditação, trabalho, dinheiro, relacionamento, saúde, dentre outros. A plataforma é gratuita, mas possui recursos exclusivos na versão paga.
3 – Cíngulo
Vale muito a pena. Primeiro você passa por um questionário, e então o app elabora uma análise só pra você, personalizada. Ele oferece sessões de terapia guiada, pode aliviar crises de ansiedade, diminuir o estresse e também trabalha com questões de autoestima, medo e a falta de ânimo. Funciona na versão gratuita e o upgrade para versão paga.
4 – Daylio
Um diário de emoções. O usuário registra seus estados emocionais e usa emojis para dizer como está naquele dia. Assim a ferramenta monitora o humor e oferece relatórios sobre as variações na personalidade da pessoa, ajudando assim a entender hábitos, padrões e ter mais consciência sobre como suas atividades e relacionamentos interferem em seus estados emocionais. Também em versão gratuita e com o upgrade na versão paga.
5 – Brain.fm
Um app que une neurociência e inteligência artificial e personaliza reprodução de músicas de acordo com aquilo que você precisa. Os sons oferecem modulação rítmica específica, que vão interagir diretamente com o cérebro do usuário. Essa plataforma é paga.