///

Valmir Climaco, Luth Rebelo e Tião Miranda estão nas ‘Rapidinhas do Branco’

Prefeito Ostentação

O atual prefeito de Itaituba, no sudoeste do Pará, Valmir Climaco, do MDB, conhecido por provocar polêmicas, voltou com tudo aos noticiários na última semana. Desta vez, o mandatário comprou uma lancha avaliada em R$ 9,5 milhões. A sua declaração de bens de 2020, por exemplo, é nove vezes menor do que o valor da embarcação, e só pela sua renda líquida mensal como prefeito, Climaco levaria 351 meses, sem gastar nada, para comprar à vista o seu mais novo “brinquedinho”.

Presidente colocando ordem

Depois de muito ter sido cobrado neste espaço sobre o descaso de diversos vereadores de Ananindeua em relação ao próprio expediente legislativo por excesso de faltas, na sessão de ontem, 07, a presença foi confirmada por 23 parlamentares de um total de 25. Parabéns ao presidente Rui Begot (Avante) que fez valer a sua liderança.

“Prefeitura em movimento” … Eleitoral?

Consta no Diário Oficial do último dia 27 (decreto nº 662), que a Prefeitura de Ananindeua instituiu o programa “Prefeitura em movimento”, que consiste na prestação de serviços públicos em caráter comunitário voltados a saúde, assistência social, cidadania, segurança e educação, nos bairros de Ananindeua. Lembrando que a primeira-dama do citado município, Alessandra Haber, do MDB, é pré-candidata a deputada federal; o vice-prefeito, Erick Monteiro (PSDB) tenta uma vaga na Alepa. Olho aberto!

Reclamando de “barriga cheia”

O prefeito de Marabá, Tião Miranda (PSD) quase enfrentou uma greve geral do funcionalismo público municipal, justamente por não cumprir acordos e por manter sem reajustes os servidores. O citado gestor sempre alegou que não havia manobra orçamentária para atender reivindicações, todavia, a arrecadação municipal cresceu cerca de 22% nos primeiros quatro meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Só em março, o aumento foi de 31,81% em comparação com o mesmo mês de 2021. O levantamento foi feito pelo Blog do Zé Dudu.

Imagem queimada

O deputado estadual Luth Rebelo, que trocou o PSDB pelo PP, não anda com a sua imagem boa lá pelo seu reduto eleitoral, o arquipélago do Marajó, mais precisamente em Breves. Tanto é que agora ele resolveu dedicar parte do seu tempo para visitar lideranças e prefeitos marajoaras. O medo é tão grande de deixar a Alepa que o edil em questão também montou base no nordeste paraense, só para garantir mais votos. É conhecido pelos corredores do parlamento como sendo um deputado de baixa atuação.

Com moral em Brasília

No último dia 04, em Belém, foi lançada a pré-candidatura do deputado federal Celso Sabino (União Brasil). Citado anda com a moral lá em cima na Capital Federal, tendo um mandato de destaque. Relator em alguns projetos importantes, além de presidir a Comissão Mista do Orçamento (CMO). Sabino tem abertura com o presidente Jair Bolsonaro (PL) e com o governador Helder Barbalho (MDB).

Reconhecimento pela boa gestão

Canaã dos Carajás, sob a gestão da prefeita Josemira Gadelha (MDB) faturou o 1º lugar em duas categorias do Prêmio Municípios Mineradores 2022, realizado pelo Ministério de Minas e Energia, em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

Mais verde

Na manhã de ontem (7), 12 mil mudas de essências florestais foram plantadas sincronizadamente pelas mãos da própria população em todos os 144 municípios do Pará em um momento chamado “Hora do Plantar Floresta”, ápice institucional da Semana do Meio Ambiente organizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater), em parceria com diversas instituições.

Concurso para procurador do Estado

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) divulgou hoje (08), o edital do XXI Concurso Público para Procurador do Estado do Pará, com provas previstas para agosto e setembro deste ano. As informações serão disponibilizadas no site da empresa Cebraspe, responsável pela realização do certame, nas primeiras horas da manhã, e, também, no site da PGE.

Emprego formal lá em cima

Segundo dados do Dieese, o Pará foi o estado que mais gerou emprego de carteira assinada em toda a região Norte nos últimos doze meses. São cerca de 60 mil novos postos de trabalho, com tendência de subir mais as admissões.