Nesta quarta-feira, 13, uma Superlua poderá ser observada nos céus – se as condições climáticas permitirem. Ela vai aparecer maior e mais brilhante, já que ela estará próxima ao seu perigeu, o ponto mais próximo da Terra durante sua órbita.
O fenômeno é conhecido como “Superlua dos Cervos”. O nome está relacionado à época em que a galhada desses animais volta a crescer e faz parte da tradição da tribo indígena Algonquin, do nordeste do Canadá. É a segunda vez que temos uma superlua em 2022. A primeira foi a Superlua de Morango, em junho.
Para avistar a superlua, não é preciso usar nenhum equipamento especial. Basta que as condições climáticas estejam favoráveis, sem nuvens. Uma sugestão é olhar para o céu logo após a Lua surgir, aproximadamente às 17h45.
PROGRAMAÇÃO NA UFPA
Mas, para quem quiser apreciar o fenômeno com mais detalhes, pode participar da programação astronômica promovida pelo Núcleo de Astronomia da Universidade Federal do Pará (Nastro/UFPA).
O Nastro possibilitará a observação da última Superlua de 2022, gratuitamente, direto da Orla do Campus Universitário do Guamá, localizada no Setor Básico, das 18h30 às 21h. O evento é aberto ao público e, para participar, será preciso apresentar um documento com foto e o comprovante de vacinação.
Durante a observação, será disponibilizado um conjunto de telescópios, para que, assim, os participantes possam acompanhar e registrar, com mais precisão, este fenômeno natural. De acordo com Robson da Silva, bolsista do Nastro, a Superlua só acontece quando o satélite natural ocupa uma posição de maior proximidade com a Terra. “Essa variação na distância da Lua até a Terra ocorre pelo formato elíptico da órbita lunar ocasionado pela sua fase cheia”.
Serviço:
Observação da Superlua
Data: 13 de julho de 2022
Horário: 18h30 às 21hLocal: Orla do Campus Universitário do Guamá, localizada no Setor Básico