Após decisão do ministro Gilmar Mendes, a deputada federal Carla Zambelli entregou sua arma para a Polícia Federal nesta terça-feira, 27. A parlamentar, no entanto irá recorrer da decisão. Segundo a assessoria de comunicação, Zambelli não chegou a ser intimada, entretanto, cumpriu a decisão do supremo tribunal federal (STF).
Oficiais de justiça vinham tentando intimar a parlamentar a entregar a arma, porém ela diz que estaria em missão oficial fora do país e não poderia cumprir o prazo original de entrega, dia 22 de dezembro. Segundo a defesa da deputada, a arma é essencial para sua proteção, devido a ataques e ameaças que recebe constantemente.
O porte de armas da deputada já havia sido suspenso após ela ter apontando uma pistola Taurus G3C para um homem negro por conta de um desentendimento. A situação ocorreu na véspera do segundo turno das eleições.
O ministro atendeu a um pedido da PGR (Procuradoria Geral da República) em uma ação sobre a última situação. Gilmar Mendes entendeu que Zambelli excedeu os limites da autorização de legítima defesa e afastou a “suposta defesa da honra”, alegada por ela durante a ação.