Uma situação tem sido comum nos últimos anos na vida dos brasileiros: receber ligações de remetente desconhecido com ofertas (muitas vezes indesejadas) de empresas ou até chamadas curtas, sem resposta. Em busca de diminuir as queixas e oferecer mais transparência ao público, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibiliza o portal Qual Empresa Me Ligou, como uma opção para identificar a titularidade da linha utilizada para a ligação.
Segundo dados da Anatel, apenas entre 15 e 21 de janeiro deste ano, 2,47 bilhões de chamadas curtas (como são conhecidas as ligações com menos de 3 segundos) foram feitas. Por isso, surgiu a necessidade do portal, que é uma das medidas tomadas pelo órgão para diminuir esses casos.
O portal foi criada por meio do Art 6º do Despacho Decisório nº 250/2022/COGE/SCO, de 19 de outubro de 2022, que obriga as operadoras a disponibilizem uma ferramenta online de consulta para identificação do titular da linha, sendo válido apenas para Pessoas Jurídicas.
Caso o número consultado esteja vinculado apenas a uma Pessoa Física, o site exibirá a seguinte mensagem: “Não foi encontrada uma empresa vinculada a este terminal”.