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Equatorial Pará: assistente virtual faz triagem de ocorrências pelo WhatsApp; entenda

A assistente virtual disponível no WhatsApp, agiliza o registro de ocorrências, otimiza trabalhos em campo e oferece outros serviços aos clientes

Quando acontece algum problema de falta de energia, o famoso “faltou luz!” uma das perguntas mais comuns é o que fazer. Seja para resolver esse problema ou outras questões, o usuário pode recorrer aos canais de atendimento da distribuidora de energia do estado, a Equatorial Pará. A assistente virtual Clara, fica disponível, 24 horas, no WhatsApp para ajudar no chamado. O número parta esses casos é o (91) 3217-8200.

O QUE EU PRECISO PARA SER ATENDIDO?

Durante o atendimento, o cliente precisa informar o CPF, CNPJ ou o número da unidade consumidora que deseja assistência e, para ter uma melhor experiência, é importante responder às perguntas que a atendente faz durante a conversa.

Toda ocorrência, ou seja todo chamado de cliente, passa por uma triagem que é feita a partir das respostas desse cliente. Por exemplo, em ocorrências individuais, depois de uma hora do início do atendimento, a assistente virtual envia uma mensagem para verificar se o fornecimento já foi normalizado. O objetivo é concluir a solicitação se estiver normal.

Vale destacar que em alguns casos de falta de energia, a distribuidora consegue recompor o sistema remotamente, sem precisar enviar equipe até o local. Com isso, ao responder à pergunta, o cliente finaliza a ocorrência e pode otimizar o trabalho das equipes em campo.

Já nas ocorrências coletivas, como quando acontece uma “queda” de energia em uma rua, a assistente virtual Clara pode mandar uma mensagem para dois vizinhos do cliente que abriu a ocorrência para saber se eles também estão com falta de energia. A intenção é somar as ocorrências ao chamado do vizinho para que o sistema identifique uma falta de energia coletiva e as equipes priorizem o atendimento no local.


De acordo com Marcelo Costa, gerente do Centro de Operações da Equatorial Pará, muitos clientes abrem o chamado de falta de energia, mas acabam não respondendo às perguntas da assistente virtual. Com as respostas, o atendimento poderia ficar mais ágil e direcionado.

“A assistente é intuitiva e está ampliando, gradativamente, a quantidade de serviços oferecidos. É fundamental que o cliente compreenda que podemos contatá-lo por meio da Clara para realizar uma investigação sobre a qualidade do fornecimento de energia”, comenta Marcelo.

Além de abrir chamado sobre falta de energia, a Clara também oferece aos clientes outros serviços no ambiente digital como segunda via de conta, emissão do código para pagamento, consulta de débitos e cadastro de tarifa social baixa renda (para clientes com número do NIS atualizado).

QUAIS OUTROS CANAIS TEM DISPONÍVEIS?

O cliente também pode abrir chamados de falta de energia por outros canais da distribuidora, como o aplicativo do Equatorial, disponível tanto para o sistema android quanto o IOS, além da central de atendimentos, pelo número 0800 091 0196, com ligação gratuita para todo o Pará a qualquer dia e hora da semana.