Na manhã de hoje, 22, mães fecharam o trânsito na avenida José Malcher, em Belém, em frente à Secretaria Municipal de Educação do Município de Belém (Semec) para protestar por conta de dificuldades que as genitoras estão tendo para matricular seus filhos em creches da rede de educação de Belém. Segundo as realizadoras do ato, as crianças tem idade entre 3 e 5 anos.
De acordo com umas das mães que realizaram o ato, ela tenta há cerca de um ano matricular seu filho de três anos em uma cheche de Belém, mas não consegue.
“Desde o ano passado essa luta, a gente entra no site e não tem vaga, o site trava. As crianças ficam sem estudar. É mais de um ano que o meu filho está sem estudar. Tem mãe que já perdeu o Bolsa Família porque, se até os quatro anos, se a criança não estiver estudando, eles cortam. Na semana passada a gente já tinha ido lá e eles disseram que iam entrar em contato com a gente, mas não entraram, e por iso protestamos hoje”, criticou uma mãe.
Segundo o grupo de mães, como resultado do protesto, a secretaria reuniu com as genitoras que promoveram o ato e disseram que até o próximo dia 26 deste mês a Semec entrará em contato com as mães para efetuar a matrícula das crianças em creches da capital.
Muitas das mães acabam deixando de trabalhar para cuidar dos filhos em casa, uma vez que as crianças não estão na cheche, como deveriam. O que acarreta em outro transtorno.
O BT solictou um posicionamento para a secretaria municipal de educação de Belém sobre o caso e aguarda um retorno.
Em nota, a Semec disse o seguinte:
“A Secretaria Municipal de Educação (Semec) informa que, para o ano letivo de 2024, disponibilizou quase 17 mil novas vagas na Rede Municipal de Ensino, elevando sua capacidade de atendimento para mais de 70 mil estudantes. Apesar de ainda existirem vagas disponíveis para a educação infantil, é importante destacar que as mesmas já se esgotaram nos bairros centrais mais procurados. Com o encerramento do período de pré-matrícula em 23/01/2024, a Secretaria está empenhada em analisar as matrículas não confirmadas, visando a reintegração dessas vagas ao sistema de pré-matrícula. A gestão reforça seu compromisso de ampliar o número de vagas na educação infantil, contando com uma rede de escolas conveniadas que garante anualmente 5.000 vagas para essa etapa. Além disso, projetos de expansão incluem a construção de novas salas de referência para a educação infantil nas escolas próprias da Rede Municipal de Educação. Em relação à plataforma online, a Semec afirma que nos primeiros dias da pré-matrícula o site experimentou um volume significativo de acessos, mas se encontra estável e operando normalmente. A família que não confirmar a pré-matrícula na escola, as mesmas retornarão ao sistema de pré-matrícula online. Outro dado relevante é a constatação de que a taxa de confirmação de pré-matrícula atingiu 56%, levantando indícios de que algumas vagas foram ocupadas, indicando falta de interesse por parte das famílias. Em virtude disso, os protocolos de pré-matrícula serão invalidados em 25/01/2024, possibilitando a reoferta das vagas no site da pré-matrícula. A Semec reitera seu compromisso com a transparência e eficiência no processo de matrículas, buscando atender às demandas educacionais da comunidade”.