/

COP 30: governo e prefeitura assinam convênios de infraestrutura de R$ 1,3 bilhão

COP 30 é o assunto da vez e Belém do Pará segue se preparando para sediar um dos eventos mais importantes no âmbito das mudanças climáticas: a 30ª edição da Conferência das Partes (COP) da ONU. Com uma agenda focada nas urgências climáticas e suas consequências, a cidade será palco de discussões cruciais sobre o futuro do planeta.

Investimento em Saneamento Básico para COP 30

Nesta segunda-feira, 06, foi assinado um convênio entre a Itaipu Binacional, o governo do Pará e a prefeitura de Belém, garantindo um investimento de R$ 1,3 bilhão em saneamento básico. Este aporte financeiro é parte dos preparativos para a COP 30 e visa melhorar a infraestrutura da capital paraense, tornando-a mais adequada para receber o evento.

O dinheiro repassado pela usina hidrelétrica de Itaipu será utilizado para uma série de melhorias em Belém, incluindo a construção de 50 km de rede coletora de esgoto, pavimentação de vias de acesso à COP 30, implantação de parques urbanos como o ‘Parque Linear Doca’ e a revitalização de importantes pontos da cidade, como o Complexo do Ver-o-Peso e o Mercado Municipal de São Brás.

Visão do governador e do prefeito

Governador do Pará assinou acordo visando a COP 30.
Governador do Pará assinou acordo visando a COP 30.

O governador do Pará, Helder Barbalho, ressaltou a importância desses investimentos para o legado ambiental e de infraestrutura da COP 30, destacando que estas obras farão com que Belém seja uma cidade melhor. Ele ainda comentou sobre a tragédia ambiental que atinge o Rio Grande do Sul. “Estamos assistindo, infelizmente, a mais uma repercussão das mudanças do clima. Será essa agenda que Belém será sede no próximo ano. É debater as urgências climáticas e suas consequências”, disse.

O prefeito de Belém, Edmílson Rodrigues, também enfatizou a contribuição dos recursos repassados por Itaipu para o cronograma de obras da cidade em preparação para o evento global.

A “COP da Floresta”

Helder Barbalho destacou, ainda, que a COP 30 em Belém será uma oportunidade para mostrar ao mundo a importância da preservação da Amazônia. “Faremos a mais extraordinária COP de todos os tempos. Não queremos fazer a COP como fez Dubai. Quem queria hotel seis estrelas, quem queria prédio de 50, 70 andares, teve a oportunidade de viver a experiência no ano passado em Dubai. Quem quiser ver os grandes rios, as grandes árvores e os povos da floresta, será em Belém do Pará, a COP da floresta”, afirmou.

Compromisso com o desenvolvimento sustentável

O governador ainda reforçou o compromisso do Pará em reduzir o desmatamento na Amazônia e promover o desenvolvimento sustentável da região. Com cerca de 29 milhões de pessoas vivendo na Amazônia, é essencial encontrar soluções que conciliem o crescimento econômico com a preservação ambiental.

Ausência de Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estava com a assinatura do aporte à Belém na agenda desta segunda-feira, 06, mas precisou cancelar a ida ao compromisso em meio as diversas reuniões emergenciais para tratar da emergência climática no estado do Rio Grande do Sul.

Leia mais: btmais.com.br
Siga o BT no Instagram: instagram.com/btmaisoficial
Siga o BT no Twitter: twitter.com/belemtransito
Siga o BT no Facebook: facebook.com/belemtransito