Hannah Gutierrez Reed, a armeira responsável pelo set de gravações do filme “Rust” foi considerada culpada pelo disparo fatal que matou a diretora de fotografia do longa, Halyna Hutchins. Ela recebeu a sentença de 18 meses de prisão pelo juiz do Novo México na última segunda-feira, dia 15 de abril. O caso aconteceu em outubro de 2021 durante as gravações do filme.
Um caso que atraiu atenção mundial
Halyna Hutchins, de 42 anos, diretora de fotografia, foi morta por uma munição real disparada durante uma pausa nas filmagens do longa. O ator Alec Baldwin foi o responsável pelo disparo acidental ao manusear a arma. O tiro matou a diretora de fotografia e também feriu o diretor do filme.
Como armeira, Gutierrez Reed tinha a responsabilidade de garantir a segurança e o armazenamento das armas de fogo no set. Ela se tornou a primeira pessoa a ser julgada e condenada neste caso de grande repercussão nacional.
Argumentos da acusação e defesa da armeira
Os promotores pleitearam pela pena máxima de prisão, destacando a falta de aceitação de responsabilidade por parte de Gutierrez Reed. Enquanto isso, a defesa solicitou liberdade condicional, enfatizando sua ausência de antecedentes criminais e histórico de conduta exemplar.
Durante o julgamento, os promotores argumentaram que Gutierrez Reed violou repetidamente os protocolos de segurança, levando à morte da vítima. Por outro lado, sua defesa alegou que ela se tornou um “bode expiatório” pelas falhas sistêmicas de segurança no set.
Condenada por homicídio
Após ouvir testemunhas e deliberar, Gutierrez Reed foi considerada culpada de homicídio culposo em março deste ano. Desde então, tem estado sob custódia, com planos de recurso por parte de sua defesa.
Enquanto isso, Baldwin, ator que estava com a arma em mãos, responsável pelo disparo e também acusado de homicídio culposo, aguarda julgamento em julho, mantendo sua declaração de inocência.
Saiba mais clicando aqui