//

Arraial do Pavulagem divulga programação com datas dos arrastões; confira!

Uma das maiores manifestações culturais da Amazônia está de volta. Nos dias 16, 23 e 30 de junho e 7 de julho, as ruas de Belém serão tomadas por um cortejo de festa e cultura com mais de 30 mil pessoas.

O Arraial do Pavulagem, uma das principais celebrações juninas do Pará, tradição de todo belenense raiz está voltando para a alegria de todos! O arraial divulgou nesta sexta-feira, dia 26, o aguardado calendário de seus arrastões em 2024. Os eventos, marcados para os dias 16, 23 e 30 de junho, além de 7 de julho, prometem reunir milhares de pessoas pelas ruas da capital paraense, em uma verdadeira festa da cultura popular.

Os shows do Arraial do Pavulagem são totalmente gratuitos e começam a partir do dia 16 de junho. Foto: Reprodução
Os shows do Arraial do Pavulagem são totalmente gratuitos e começam a partir do dia 16 de junho. Foto: Reprodução

Retorno às tradições do Arraial

A confirmação dos arrastões marca o início de mais uma temporada das atividades do Arraial do Pavulagem, que é organizado pelo Instituto Arraial do Pavulagem em parceria com a Equatorial Pará, Governo do Estado e Prefeitura de Belém.

Ronaldo Silva, presidente do instituto, destaca o sentimento positivo pelo início da época junina e aproveita para celebrar o legado do Arraial do Pavulagem, além do histórico cultural da cidade.

“São 36 anos de experiência com os Arrastões e todo ano a expectativa nesse momento de início é alta. Em Belém, que já foi a capital cultural do país, a vitalidade cultural se manifesta fortemente nos folguedos populares. No Arraial, canalizamos essa riqueza cultural através da música e das tradições, contando com instrumentos únicos. Estou orgulhoso de fazer parte desse movimento desde o início e ver o impacto qualitativo que nossos esforços e nossa equipe trouxeram para a comunidade”, afirma Ronaldo.

Parceria pela cultura e pelo social

A Equatorial Pará, importante parceira do evento, destacou a importância cultural e social do Arraial do Pavulagem. Para Michelle Miranda, analista de Responsabilidade Social da empresa, o apoio ao projeto vai além dos arrastões, abrangendo também uma extensa agenda de cursos e oficinas que envolvem as comunidades locais, democratizando a arte e promovendo a valorização da cultura paraense.

“Sabemos da grandiosidade dos arrastões que levam milhares de pessoas às ruas de Belém. Porém, para além desses momentos, o Instituto Arraial do Pavulagem realiza uma extensa agenda prévia de cursos e oficinas que envolvem as comunidades. Isso é a democratização da arte. A Equatorial acredita na potência desse projeto e, mais uma vez, está ao lado do Pavulagem para fazer uma festa junina com muita energia e com a cara do paraense”, pontua Michelle.

Tema e programação

Com o tema “Arraial do Saber”, a 37ª edição do Arrastão do Pavulagem celebra a sabedoria ancestral das mestras da cultura popular do Pará, destacando o importante papel das mulheres na preservação dos tesouros imateriais da Amazônia. Além dos arrastões, a programação inclui uma série de ensaios, oficinas e debates sobre saberes culturais ancestrais, que se estenderão de 10 de maio a 12 de junho.

Trajetória e expectativas

Os arrastões, que têm sua concentração na Praça da República e percorrem as principais ruas de Belém, culminando na Praça Waldemar Henrique, são aguardados com grande expectativa pelos moradores e visitantes da cidade.

Serviço:
Calendário de ações – “Arrastões do Pavulagem 2024”

1) Oficinas / Ensaios: 10 de maio a 12 de junho
2) Oralidades: 11 de maio (sede do Instituto Arraial do Pavulagem)
3) Traslado fluvial dos mastros / ensaio geral / levantamento dos mastros: 13 de junho.
4) Arrastões do Pavulagem: 16, 23 e 30 de junho e 7 de julho