Foto: Reprodução.
/////

Brasileiros trocam refeições completas por lanches para driblar alta dos preços, diz pesquisa

Começar

De acordo com pesquisa feita pela consultoria Kantar, em relatório que analisa o comportamento do consumidor no Brasil, os brasileiros estão trocando refeições completas no almoço por lanches.

Entretanto, se engana quem pensa que essa é uma escolha por gosto. Segundo o levantamento, esse comportamento é explicado pelas altas dos preços nas prateleiras de supermercado. A opção por lanches não passa de uma tentativa de driblar um sistema que tem deixado a mesa dos brasileiros cada vez mais vazia.

Alta dos preços ajuda a entender os casos. Foto: Reprodução.

E os números nos ajudam a entender isso. Segundo os dados, o consumo de lanches ou petiscos exige um desembolso até quatro vezes menor que uma refeição completa. Colocando na ponta do lápis, um almoço completo, hoje, custaria, em média, R$ 43,94 (alta de 21% na comparação com o 1º trimestre do ano passado). Enquanto o lanche fica na faixa de R$ 10,43 (alta de 11%). 

CASA X RUA

Brasileiros se alimentado mal fora de casa. Foto: Reprodução.

Outro ponto da pesquisa mostra que os brasileiros estão comendo menos fora de casa. Os números mostram que 62% dos gastos com alimentação e bebidas não alcoólicas têm sido dentro da própria casa, e 38% fora. A mudança também é justificada pela alta dos preços.

PROTEÍNAS MAIS BARATAS

Salsicha está mais presente nas refeições dos brasileiros. Foto: Reprodução.

Outro destaque fica para a diminuição no consumo de carne vermelha (bife e filé), salada e feijão. Também pela alta dos preços, os brasileiros passaram a consumir proteínas mais baratas, como carne de sol, salsicha e hambúrguer.

Além disso, o mingau passou a fazer parte da alimentação de mais brasileiros. A chamada classe DE foi a maior consumidora e a que mais contribuiu para ele se tornar o 8º prato com maior aumento de consumo.

Deixe sua resposta

Your email address will not be published.

Fechar AD