//

BT Pet I Pets podem tomar açaí? Saiba quais frutas são liberadas para eles

Começar

“Põe tapioca

Põe farinha d’água

Põe açúcar

Não põe nada

Ou me bebe como um suco…”

Durante uma consulta veterinária, é comum ouvir dos tutores que vez ou outra eles dão agrados aos seus peludinhos: pão, bolacha, bolo, presunto… A lista pode ser longa. Mas há agrados que podem ser bastante prejudiciais à saúde dos bichinhos, como é o caso do nosso tão querido açaí.

“Mas eu só dou um pouquinho.”

O açaí possui uma substância chamada teobromina (derivada da cafeína), a mesma presente no chocolate. O organismo dos pets não tem a capacidade de metabolização adequada desse componente, portanto dependendo da quantidade ingerida, do porte do animal e da susceptibilidade individual do bichinho, quadros de intoxicação podem se manifestar após sua ingestão.

Os sintomas apresentados podem ser de ordem gastrointestinal (vômitos, diarreia), poliúria/polidipsia (urinar em excesso/tomar água em excesso), arritmias cardíacas severas, ou até mesmo de cunho neurológico (desorientação, incoordenação motora, excitabilidade, convulsões).

O paciente nesse quadro deve passar por atendimento com o médico veterinário o mais rápido possível, visto que há casos de intoxicação por teobromina que podem ser fatais.

A recomendação, diante dos riscos, é que se evite oferecer açaí para cães e gatos. A humanização dos pets é um processo que vem acontecendo com cada vez mais força, onde os tutores veem os animais como seus filhos e realmente os tratam como crianças.

Porém, devemos lembrar que respeitar os limites associados à espécie deles também é um ato de amor e cuidado. Há petiscos voltados especificamente para bichinhos, desde os mais gerais até os desenvolvidos para pets com determinadas necessidades específicas.

Além dos industrializados, há outras frutas (que não o açaí) liberadas para o consumo deles, como banana, maçã, pêra, melão, melancia, mamão, entre outras. Tudo é uma questão de oferecer a melhor opção, que garanta a saúde e o bem-estar do seu animalzinho!

Deixe sua resposta

Your email address will not be published.

Fechar AD