//

Casos de varíola dos macacos são identificados em crianças pela primeira vez

Começar

Duas crianças foram diagnosticadas com varíola dos macacos pela primeira vez. Os casos foram identificados em uma criança e um bebês e aconteceram nos Estados Unidos, sendo comunicados na última sexta-feira, 22.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), os casos não estão relacionados e, provavelmente, o vírus foi transmitido por familiares. No último sábado, 23, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a doença como emergência de saúde mundial.

Segundo as autoridades de saúde norte-americanas, estas ocorrências emitem alerta, já que, mesmo que a princípio a varíola dos macacos seja uma infecção sexualmente transmissível, o vírus pode ser transmitido para qualquer pessoa que tenha tido contato próximo com pacientes da doença. Em casos crianças, segundo a agência, informou que esse contato que gera a infecção pode incluir segurar, abraçar, alimentar e compartilhar itens como toalhas, roupas de cama, copos e utensílios.

O comunicado do diagnóstico informou que ambas as crianças passam bem e estão sendo tratadas com medicamento recomendado para crianças menores de 8 anos.

Uma das crianças diagnosticadas mora na Califórnia, e a outra é um bebê que não mora nos EUA, mas estava em viagem com a família.

CASOS DA DOENÇA NO BRASIL:

Dos 696 casos confirmados no país, ate o momento, 506 fora confirmados no estado de São Paulo, 102 do Rio de Janeiro, 33 de Minas Gerais, 13 do Distrito Federal, 11 do Paraná, 14 do Goiás, três na Bahia, dois do Ceará, três do Rio Grande do Sul, dois do Rio Grande do Norte, dois do Espírito Santo, três de Pernambuco, um de Mato Grosso do Sul e um de Santa Catarina.

Não há casos conformados no Pará.

O QUE SE SABE SOBRE A DOENÇA:

O BT conversou com o Biólogo e Mestre em Virologia pelo Instituto Evandro Chagas, Thadeu Cantão. Ele falou sobre a origem da doença, os sintomas e possíveis precauções. Você pode conferir clicando aqui

Deixe sua resposta

Your email address will not be published.

Fechar AD