O candidato à presidência da OAB subseção Pará, pela chapa 10 “OAB sempre à frente”, Eduardo Imbiriba, pretende dar continuidade à gestão do atual presidente da entidade, Alberto Campos. Em entrevista ao Belém Trânsito, Eduardo, que diz ter experiência administrativa ao longo de 11 anos na OAB, falou sobre questões como a Unidade de Processamento Judicial (UPJ) e fez críticas às propostas da chapa de oposição em relação ao tema.
De acordo com Imbiriba, solucionar os problemas das UPJ’s é uma das prioridades da chapa. Ele criticou o processo de implantação da UPJ. “Implantaram a UPJ sem planejamento nenhum, sem a questão de pessoal ter sido observada, sem a questão de digitalização de processos ter sido observada, nada foi planejado, isso se constatou através da prática”.
Apesar dos problemas enfrentados pela categoria, o candidato afirmou que a atual gestão tem conseguido avanços em relação à UPJ. “A ordem foi ouvida em várias situações e os avanços começaram a ocorrer. Os processos estão sendo digitalizados e a ordem está participando desse processo de digitalização”, disse o candidato.
Ainda sobre o tema da UPJ, Imbiriba criticou o posicionamento do candidato da oposição: “Não adianta cobrar Tribunal de Justiça com carro som lá na frente, fazendo discurso panfletário, prometendo transformações completamente impossíveis de serem realizadas. Você não pode dizer que vai acabar com a UPJ, que é o discurso que eu tenho ouvido por parte do grupo de oposição. Nós temos que sentar na mesa, nós temos que negociar e nós temos que cobrar”, afirmou na entrevista.
Eduardo Imbiriba também respondeu questionamentos sobre paridade de gênero, interiorização e cotas raciais. Confira a entrevista completa no canal do Youtube do BT.
Confira também a entrevista com Sávio Barreto