Foto: Jamylle Vieira.
/////

Eletroposto é inaugurado no Porto Futuro; espaço será utilizado para carregamento de veículos elétricos

Começar

Na última quinta-feira, 30, foi inaugurado o eletroposto para carregamento de veículos elétricos, no Porto Futuro, em Belém. 

Inauguração aconteceu nesta quinta-feira. Foto: Jamylle Vieira.

A ação é uma parceria entre a Equatorial e o governo do Estado, e pretende trazer mais uma proposta sustentável para o transporte. Segundo o presidente da Equatorial Pará, Marcos Almeida, a ideia é que o posto ajude a promover uma forma sustentável de energia. “É nosso papel social despertar uma consciência sustentável e temos a certeza que o eletroposto será de grande valor para o Estado. Por meio desse projeto, buscamos contribuir com a descarbonização do meio ambiente utilizando como fonte de alimentação a energia solar. A ideia é promover o uso sustentável da energia e fomentar a redução de impactos ambientais”, disse ele.

De acordo com o levantamento realizado pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o número de veículos eletrificados em circulação no Brasil chegou a 90 mil no mês de abril, e deve passar de 100 mil até agosto deste ano. Um dos dados que ajudam a explicar esse rápido crescimento é o fato de que um veículo movido a combustíveis fósseis (gasolina, gás natural, entre outros) custa, em média, o dobro do valor investido com os movidos a energia elétrica, para percorrer a mesma distância.

Posto fica localizado no Porto Futuro. Foto: Jamylle Vieira.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, José Fernando Gomes Júnior, afirmou que o posto representa um avanço. “Representa que estamos avançando em direção ao futuro, que o Governo do Estado está comprometido com o futuro dos paraenses e com a sustentabilidade e a Sedeme, que possui uma agenda permanente de eletrificação das comunidades rurais nos quatro cantos do Estado, não poderia deixar de participar de uma iniciativa com essa”, falou.

Entrega simbólica do carro elétrico à Sedeme. Foto: Jamylle Vieira.

Durante a inauguração do eletroposto, um carro elétrico, o Renault ZOE, foi doado para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) para dar apoio às atividades da secretaria. Sobre este novo benefício para a pasta, o secretário ressaltou estar entusiasmado. “[a parceria] vai gerar um benefício para nós que é a utilização de um carro elétrico nas nossas ações. Isso é um avanço e tanto para Sedeme e para o governo do Estado, que está inovando. Estamos muito entusiasmados com mais essa iniciativa em que o papel do Governo é fundamental”, disse.

FUNCIONAMENTO

No eletroposto, será permitido o carregamento de até dois carros elétricos simultaneamente. Além de carros, o posto também carregará motos e patinetes. Outra novidade é que o local contará com uma estação de 10 bicicletas elétricas, utilizando como fonte de alimentação a energia solar, limpa e renovável.

SERVIÇO

Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h às 11h e das 16 às 21h;

É gratuito e qualquer pessoa que deseje carregar seu carro elétrico, pode utilizá-lo. O uso se dá por ordem de chegada.

Bicicletas elétricas: as 10 bicicletas elétricas que estarão disponíveis no posto poderão ser utilizadas dentro do parque a partir desta sexta-feira, 01, com liberação a ser feita por meio do aplicativo “E+ Mobilidade Elétrica” disponível nas lojas de smartphones para download.

Aplicativo: Para utilizar as bicicletas, os interessados devem fazer um cadastro no APP, incluindo um cartão de crédito que será utilizado apenas para fins de garantia de devolução da bicicleta. O uso do equipamento poderá ser feito durante uma hora, na ciclovia de dentro do parque, e a devolução deve ser feita dentro desse prazo à estação. O aplicativo é seguro e os dados informados serão utilizados apenas para essa finalidade, conforme termos de uso explícitos no aplicativo.

Deixe sua resposta

Your email address will not be published.

Fechar AD