//

COP30: Usipaz Cabanagem abre inscrições para motoristas de app e taxistas aprenderem inglês

As inscrições para as próximas turmas do curso serão realizadas presencialmente na Usina da Paz Cabanagem. As aulas começam no dia 1º de abril. Outras Usinas deverão ser contempladas em breve.

A Usina da Paz do bairro da Cabanagem, em Belém, abre na próxima segunda-feira, 25, as inscrições para o curso de inglês para motoristas de aplicativos. A iniciativa do Governo do Pará, tem como objetivo promover a formação de taxistas, mototaxistas e motoristas de aplicativos para a Conferência do Clima sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontece na capital paraense, em novembro de 2025.

O curso realizado por meio da Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc), tem a duração de dois meses e está sendo realizado nas Usinas da Paz do Icuí-Guajará, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), Cabanagem e Bengui, em Belém. No entanto, apenas a UsiPaz Cabanagem está com nova turma.

COP30

O maior evento do Clima Global da ONU será realizado em novembro de 2025, em Belém. O evento vai atrair representantes de todo o mundo. São previstos cerca de 70 mil estrangeiros à capital paraense e ao Brasil neste período.

A coordenadora do TerPaz na Seduc, Ivete Ferreira Brabo, explica que o curso surgiu após a identificação da necessidade da comunidade. “O curso foi estruturado e pensado para a formação de profissionais de transporte, como é o caso de taxistas, mototaxistas e motoristas de aplicativo. Esses profissionais poderão aprender a dialogar na língua inglesa, com foco na COP 30, pois vão precisar desse nível de conhecimento para atender as pessoas que estarão na cidade para o evento. E pensando nesse futuro da Conferência, as pessoas querem realmente aprender o inglês”, contou.

COMO ME INSCREVO:

As inscrições para as próximas turmas do curso serão realizadas presencialmente na Usina da Paz Cabanagem, na Rua Damasco, nº 37, próximo a Estrada do Benjamin. Os interessados precisam ter mais de 18 anos e devem apresentar os seguintes documentos: CPF, RG e Comprovante de residência. As aulas vão iniciar no dia 1º de Abril. Em breve, outras Usinas também serão contempladas.

O secretário de Articulação da Cidadania, Igor Normando, destacou a importância dos cursos para que profissionais do transporte se preparem para um evento de relevância global como a COP 30. “É uma grande oportunidade, pois investir na capacitação desses trabalhadores não só os habilita, mas também contribui para uma participação mais ativa e qualificada do nosso estado e para o mundo”, disse o titular da Seac.