///

Escolas particulares de Belém adotam medidas para combater ataques

Uma onda de ataques a escolas no Brasil e no Pará vem tirando a paz de muitos pais, alunos e toda a comunidade escolar e sociedade. O que chama a atenção para que as instituições de ensino se mobilizem para adotar medidas de segurança e orientações para combater e previnir ataques.

O BT+ entrou em contato com algumas escolas de Belém para saber como e quais medidas e mecanismos estão sendo adotados para minimizar riscos e assegurar a segurança de professores, alunos e tranquilizar os pais.

IDEAL

Em contato com o colégio Ideal, a instituição informou que adotou algumas medidas de segurança, como:

  • Somente poderão circular pelas dependências das unidades do Grupo Ideal, alunos, professores e funcionários, como o acesso mediante senha;
  • Pais e responsáveis serão orientados a realizarem um cadastro para acessar as dependências da escola;
  • Revista de mochilas, bolsas e sacolas de todos que adentrarem no espaço escolar;

“Escola e família unidas pela segurança de nossas crianças. Diante dos recentes casos de violência registrados e supostas ameaças às escolas, estamos nos empenhando em prevenir situações desta natureza. É importante que todos colaborem no enfrentamento da violência e insegurança no ambiente escolar”, disse a escola nas redes sociais.

EQUIPE

O Colégio equipe comunicou “que trabalha para garantir que o espaço escolar seja sempre um ambiente de aprendizagem seguro e ressalta que continua fortalecendo medidas e ações para garantir a segurança de alunos e colaboradores. Uma das estratégias é a implantação da campanha ‘Paz na escola’ que funciona como um ciclo de palestras, com o intuito de promover a cultura de paz e o combate à violência e ao bullying.

Além de cursos de formação voltado aos colaboradores acerca dos protocolos de segurança, proteção e defesa.

Entre outras medidas adotadas estão:

  • Equipes de portaria e segurança têm passado por reuniões de capacitação e formação. Esses profissionais, por conta das suas rotinas diárias, já conhecem os estudantes e seus familiares, sendo capazes de identificá-los quando necessário;
  • A colaboração de todos para que os cuidados e os procedimentos de entrada/saída da escola e circulação por áreas internas sejam respeitados, conforme as orientações repassadas pelas diretorias e demais responsáveis.
  • centro de monitoramento de câmeras e vídeos possui 243 equipamentos que funcionam 24h e está com atenção máxima para oferecer a todos a segurança necessária. Além disso, reforçamos o diálogo com o poder público e estabelecemos contato direto com os respectivos batalhões da Polícia Militar que atendem às regiões onde estão localizadas nossas unidades.
  • A livre circulação de pais, responsáveis ou terceiros é vetada pela Direção Geral. Qualquer adulto que não esteja com o crachá da instituição será direcionado para a recepção da escola, para receber o devido atendimento. No que tange aos alunos, só será autorizada a entrada daqueles que estiverem devidamente uniformizados.

“Esse é um momento, portanto, de nos aproximarmos ainda mais das nossas crianças e de nossos adolescentes, além de fortalecer laços, estabelecer confiança e dialogar sobre valores, respeito e uso consciente da internet”, avaliou a direção da escola.

SANTA ROSA

Procurada, a instituição de ensino colégio Santa Rosa, afirmou que elaborou um documento com 10 medidas que serão adotadas para proteger alunos e funcionários e salientar aos pais que a escola vem atuando pensando nos estudantes. “Sabemos que os pais se preocupam com seus filhos pois depositaram a confiança em nós. Para a gente, os nossos alunos são preciosos e estamos tomando medidas para proteger a todos”, disse Francisca Nogueira, secertária acadêmica da instituição de educação.

Entre as medidas estão:

  • Catracas na entrada, com biometria, onde apenas alunos matriculados e pais cadastrados;
  • Sistema interno e externo de videomonitoramento 24 horas;
  • Funcionários e monitores possuem rádios em que trocam informações e orientações;
  • 6 seguranças passam nos corredores e verificam salas durante o funcionamento da escola e durante as aulas;
  • Intensificação em ações que fortaleçam a inteligência emocional, os valores, o autoconhecimento, a saúde mental com projetos como: Somos Protagonistas do Agora, Projeto de Vida, Campanha anti-bullying e cyberbullying, rodas de conversa, escuta ativa, acolhimento em atendimentos individualizados, além dos encontros de espiritualidade;
  • Protocolos de revista e uso de dector de metais;

Por fim, também buscamos contato com o colégio Physics acerca do tema. Em resposta, a instituição de ensino disse que: “Por ser um assunto muito delicado, preferimos nao nos posicionar na mídia”.