Fernanda Torres está concorrendo ao prêmio Volpi Cup, que é entregue às melhores atuações no Festival de Cinema de Veneza. A brasileira concorre com atrizes como Angelina Jolie, Lady Gaga e Nicole Kidman. Se Fernanda Torres levar a premiação, ela será a primeira brasileira a conquistar este reconhecimento.
Seleção Oficial da 81ª Edição do Festival de Veneza
Na última quarta-feira, 24, a Bienal de Veneza anunciou a seleção oficial da 81ª edição do festival, que acontece de 28 de agosto a 7 de setembro. O filme protagonizado por Fernanda Torres, “Ainda Estou Aqui”, é dirigido por Walter Salles, mesmo diretor responsável pelo clássico Central do Brasil.
O longa está entre os concorrentes ao Leão de Ouro, o prêmio máximo do festival. O elenco do filme conta também com Selton Mello e com a primeira dama do cinema brasileiro, Fernanda Montenegro, que também trabalhou com Salles em Central do Brasil. Montenegro, que é mãe de Fernanda Torres, foi indicada ao Oscar na época.
A história de “Ainda Estou Aqui”
O filme “Ainda Estou Aqui” é baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva e retrata a história da família Paiva durante a década de 1970 no Rio de Janeiro. O enredo gira em torno de um evento trágico que transforma a vida da família, forçando a mãe, Eunice, a se reinventar para criar seus filhos após a perda do marido. Fernanda Torres Vive a protagonista nas duas primeiras fases da história, e Fernanda Montenegro na terceira fase.
Júri Internacional
Outros filmes na competição incluem “Coringa 2” com Lady Gaga e Joaquin Phoenix, “Maria” estrelado por Angelina Jolie, e “Babygirl” com Nicole Kidman.
O júri deste ano, presidido pela atriz francesa Isabelle Huppert, conta com a participação de cineastas e artistas de renome mundial, incluindo brasileiríssimo Kleber Mendonça Filho, além de James Gray (Estados Unidos), Andrew Haigh (Reino Unido), Agnieszka Holland (Polônia), Abderrahmane Sissako (Mauritânia), Giuseppe Tornatore (Itália), Julia von Heinz (Alemanha) e Zhang Ziyi (China).
Vem aí Fernanda Torres ganhadora do Volpi Cup?
Em entrevista ao jornal J10, da Globo, Fernanda Torres falou sobre as expectativas para a estreia do filme “Ainda Estou Aqui” nos festivais de Veneza e Toronto, e sobre a possibilidade de ganhar o Volpi Cup. “É a história da Eunice Paiva, uma mulher com cinco filhos que enfrenta a perda do marido de forma trágica durante a ditadura. Minha mãe, Fernanda Montenegro, interpreta Eunice na fase final da vida, abordando também o Alzheimer. Se vier um prêmio, ótimo, mas o maior prêmio é a realização do trabalho,” disse Fernanda.
A competição pelo Volpi Cup é acirrada. Em 2022, Cate Blanchett venceu pelo filme “Tár” e em 2023, Cailee Spaeny foi premiada por “Priscilla”. Nenhuma atriz brasileira ganhou este prêmio até hoje.
Veja!
Quais filmes estarão o festival?
- “The Room Next Door” de Pedro Almodóvar
- “Campo di battaglia” de Gianni Amelio
- “Leurs enfants après eux” de Ludovic & Zoran Boukherma
- “The Brutalist” de Brady Corbet
- “Jouer avec le feu” de Delphine & Muriel Coulin
- “Vermiglio” de Maura Delpero
- “Iddu (Sicilian Letters)” de Fabio Grassadonia & Antonio Piazza
- “Queer” de Luca Guadagnino
- “Love” de Dag Johan Haugerud
- “April” de Dea Kulumbegashvili
- “The Order” de Justin Kurzel
- “Maria” de Pablo Larraín
- “Trois amies” de Emmanuel Mouret
- “Kill the Jockey” de Luis Ortega
- “Coringa: Delírio a Dois” de Todd Phillips
- “Babygirl” de Halina Reijn
- “Diva Futura” de Giulia Louise Steigerwalt
- “Harvest” de Athina Rachel Tsangari
- “Youth (Homecoming)” de Wang Bing
- “Stranger Eyes” de Yeo Siew Hua
Já segue o Pega a Pipoca no Instagram? Clique aqui