Como já era especulado pelos baixos números que vinha alcançando nas últimas semanas, a final do BBB 23 teve baixíssimos índices de audiência em sua final. O que não se esperava, é que o reality registrasse a pior audiência da história das edições em uma final.
A novela Travessia, que também desagradou o público em seus infindáveis capítulos, teve uma melhora na audiência nestes últimos episódios, entretanto, nem isso parece ter ajudado o menino Big Brother Brasil. Enquanto a novela de Gloria Perez chegou a marcar 27,5 pontos de ibope nesta terça-feira, 25, a audiência do reality foi despencando desde o início da exibição e chegando a marcar 17,5 pontos após a meia noite, pouco antes do anúncio de Amanda como campeã da edição.
No momento em que Tadeu Schmidt anunciou o resultado da votação final, a emissora marcava apenas 17,9 pontos.
Claro, a Globo continuou sendo líder isolada de audiência no horário, já que as concorrentes, SBT e Record, marcaram 4 pontos e 4,7 respectivamente no início da noite e encerraram com menos que isso após a meia noite, entretanto, a Globo esteve muito aquém dos índices que marcou nas últimas três finais do BBB.
Anteriormente, o recorde negativo de audiência estava com o BBB 14 que teve apenas 23,7 pontos em média.
VOTOS DOS FINALISTAS
O número de votos também foi muito menor que o esperado. Enquanto no BBB 21 foram 633 milhões de votos e no BBB 22 foram 730 milhões de votos, o BBB 23 marcou “apenas” 76 milhões de votos, um número menor que a quantidade votos que Fiuk, do BBB 21 recebeu na final em que perdeu para Juliette.