//

Golpista da CTPS: Falsa vaga de emprego é isca para golpe em Belém

2 minutos lidos

Uma seguidora do BT enviou um alerta de golpe que está sendo aplicado nas redes sociais, em páginas de emprego de Belém. Segundo a denunciante, que quase foi vítima, os golpistas anunciam uma falsa vaga para o cargo de Auxiliar de Logística na Azul Cargo. Depois que os candidatos enviam o currículo, são aprovados para a próxima fase da seleção, e aí é que está o golpe financeiro.

Anúncios
Imagem: Arquivo Pessoal

Por e-mail, um falso diretor da empresa solicita o pagamento de uma taxa de R$50,00 para envio de “apostilas preparatórias com assuntos recorrentes no processo inicial de integração de funcionários”. O valor também incluiria “treinamento auxiliado de 15 dias para preparar profissionais que exercerão atividades de importância no setor de logística comercial aérea”, dizia a mensagem, que dava a garantia de reembolso integral “após contratação efetiva”.

Imagem: Arquivo Pessoal

Após receber o e-mail, a jovem desconfiou que se tratava de um golpe e entrou em contato com o perfil da Azul nas redes sociais, questionando a cobrança do valor no processo seletivo. Com a resposta veio a confirmação da fraude e o alívio de não ter ficado no prejuízo. 

A Azul disse que o processo seletivo da companhia “é totalmente gratuito” e é realizado apenas por meio do site, na seção “Trabalhe conosco”. Ao fazer o cadastro no portal, os candidatos ficam sabendo das vagas de emprego disponíveis no local. 

Imagem: Arquivo Pessoal

Crime

Anúncios

De acordo com o Código Penal brasileiro, enganar ou induzir o consumidor a pagar um curso sob a promessa de emprego e não cumprir, além de antiético, pode ser enquadrado como crime de estelionato, no artigo 171.

Deixe sua resposta

Your email address will not be published.

Anúncios