//

Morador encontra lixo hospitalar descartado de maneira imprópria em Belém

Uma denúncia apontou o descarte irregular de lixo hospitalar na travessa Arciprestes, entre Presidente Pernambuco e travessa Padre Eutíquio, no bairro da Campina, em Belém, onde foram encontradas diversas seringas, agulhas e ampolas espalhadas pela calçada do local. 

O lixo hospitalar foi encontrado em frente à uma clínica de procedimentos estéticos em Belém, e segundo denunciante, o descarte impróprio seria de autoria da clínica. O BT tentou contato com o estabelecimento, porém o ponto comercial não está mais em funcionamento no bairro. Segundo uma mensagem automática do atendimento e as redes sociais do local foram deletadas.

CONFIRA O VÍDEO:

COMO DEVE SER FEITO O DESCARTE DE LIXO HOSPITALAR?

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a gestão do resíduo de serviços dentro dos hospitais e clínicas é preciso ver de que forma o objeto foi utilizado: “É necessário observar as etapas do manejo, de acordo com a classe de risco, que abrangem a segregação, acondicionamento, identificação, coleta, transporte interno, armazenamento interno, temporário e externo, coleta e transporte externo ao serviço de saúde.”, afirmou por meio de nota. 

Morador denuncia lixo hospitalar descartado de modo irregular

“A destinação pode variar desde reciclagem, recuperação, reutilização, compostagem, logística reversa, aproveitamento energético, sepultamento, cremação, destinação licenciada pelo órgão ambiental competente, dentre outras.”, concluiu. 

Atualização:

Em resposta ao e-mail, a empresa “Bella Vitta” informou que foi a falência e que o lixo hospitalar pode ter sido deixado no local por um rapaz contratado para retirar os objetos do estabelecimento: “Provavelmente na mudança/retirada dos itens que foi feita por um rapaz que foi pago pra isso, ele deve ter misturado uma caixa de descarpack com outros itens, por ignorância dele mesmo. Pedimos perdão pelo ocorrido”, informou.

A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) também afirmou por meio de nota que uma equipe vai ser enviada ao local: “A Sesan pede que a população denuncie à Guarda Municipal, por meio do número 153, no momento que se deparar com alguém fazendo o descarte irregular de lixo hospitalar. É muito importante que se tenha vídeo ou fotos da ação e o número da placa do veículo, se houver.”, afirmou.