///

Mais um delírio da direita

3 minutos lidos

Já viram a última ficção da direita brasileira? Pois podem se preparar, que desta vez o delírio supera qualquer expectativa: segundo os “patriotas” do twitter, a ida do presidente do Brasil até a Rússia evitou a terceira guerra mundial. De acordo com os cidadãos de bem, Bolsonaro conversou com Putin e, deste diálogo, o russo teria decidido tirar as tropas da fronteira com a Ucrânia, dando fim ao atrito entre a Rússia e o ocidente que perdura desde que o exército russo reuniu 130 mil soldados na região semanas atrás.

Anúncios
Imagem: Reprodução/Redes Sociais

É, obviamente, uma mentira deslavada. Bolsonaro desembarcou em Moscou às 10h do horário de Brasília, e as montagens começaram a circular antes de qualquer contato do presidente Brasileiro com Vladimir Putin. Além disso, a retirada de tropas da fronteira começou hoje de manhã, às 6h, quando o chefe do executivo brasileiro ainda estava à caminho. Não existe, portanto, qualquer relação de causalidade entre Bolsonaro e a mediação do conflito.

Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Mas como a gente vive em um país em que algumas pessoas acreditam até em mamadeira de piroca, A CNN chegou a ter de publicar uma nota informando que “não noticiou que o presidente Bolsonaro evitou uma guerra” – uma manchete que entra pra história por exemplificar que, no Brasil, é preciso fazer fact checking das coisas mais improváveis.

CNN desmente publicação de Ricardo Salles. Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Uma pena que os apoiadores de Jair não se encabulam em deixar coisas triviais, como a verdade, no caminho da sua narrativa. Dando força aos boatos, o ex-ministro Ricardo Salles – aquele investigado pela PF, que deixou passar a boiada enquanto estava no comando da pasta do meio-ambiente – já até iniciou um movimento para que Jair recebesse o Nobel da Paz pelo seu esforço de conciliação. Do jeito que as coisas andam, imagino que o próximo passo será pedir a canonização.

Imagem: Reprodução/Redes Sociais
Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Deixe sua resposta

Your email address will not be published.

Anúncios