Moradores do bairro da Marambaia, em Belém, mais especificamente, que vivem perto do Canal Água Cristal, relataram ao BT que o recolhimento de lixo está deficiente na área.
“Estamos passando por sérios problemas ambientais devido ao despejo irregular de lixo na área próxima do Canal Água Cristal. O acúmulo de resíduos tem causado a proliferação de roedores e insetos, gerando preocupações com a saúde e o bem-estar dos moradores locais”, afirma um morador.
A situação é agravada pela ausência do serviço de coleta de entulho, que não ocorre há meses, segundo os moradores da área. O acúmulo de lixo tem se tornado um problema crônico, exigindo uma intervenção imediata das autoridades competentes para solucionar essa questão.
Os moradores relatam que o lixo no local só aumenta e que a falta de limpeza já perdura por meses, tornando o ambiente insalubre e inseguro para a comunidade. O BT solicitou um posicionamento à a Secretaria Municipal de Saneamento da cidade e aguarda retorno.
Em nota, a Sesan disse o seguinte:
“A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informa que irá verificar a situação relatada e providenciar a retirada do lixo/entulho. A Sesan informa também que no próximo dia 15, a nova empresa contratada, Ciclus Amazônia, já iniciará suas atividades. A nova limpeza intensifica a coleta, começa com todos os caminhões novos, 2.300 trabalhadores treinados, novos uniformes, novas papeleiras, novas lixeiras e inovação tecnológica. A Sesan salienta que o novo sistema precisou de um longo processo técnico e jurídico, mas chega para mudar efetivamente para muito melhor a varrição, coleta do lixo, retirada de entulhos, o tratamento de resíduos e o bem-estar em todos os bairros e distritos da cidade”.