As obras de reparo da Orla da Praia do Maçarico, em Salinópolis, no nordeste do Pará, que havia sofrido danos devido às fortes chuvas em janeiro deste ano, foram concluídas nesta quinta-feira (9). A Orla havia sido entregue em dezembro de 2022, após passar por obras de reurbanização. No início de 2023, denúncias alegaram que a obra, que custou R$ 56 milhões, não teria sido bem executada, com problemas na infraestrutura.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Obras Públicas (Sedop) havia alegado que um dos pontos principais da nova orla foi a construção de um muro de arrimo para a contenção das ondas do mar, além de um sistema de drenagem, que deveria prevenir a erosão na área.
No mês seguinte parte do aterro do local cedeu. Parte da população alegou que a obra teria sido mal planejada, com um investimento alto para resultados insatisfatórios. No twitter, o jornalista Mauro Bonna alegou que a grama do local havia sido roubada e isso teria contribuído para a erosão. Bonna, falou, inclusive, que a nova grama teria que ser gradeada para evitar novos casos do tipo.
O BT tentou entrar em contato com a Prefeitura de Salinópolis para questionar sobre os problemas estruturais da Orla, mas ainda não obtivemos resposta.