///

Paciente denuncia falta de medicamento para diabetes. Sesma diz previsão de retorno é de 10 dias

Começar

Nesta semana, o BT recebeu novos relatos de casos de falta de insulina no Centro de Especialidades Médico Odontológico (CEMO), para pacientes que realizam controle da diabetes pelo SUS.

Segundo a jovem Fernanda Uliana, que recebo o medicamento pelo CEMO, a ausência da distribuição de insulina de ação ultra rápida, acontece desde o mês de maio desde ano, sendo a última distribuição feita no mês de Abril. Ainda segundo a denúncia, os medicamentos novorapid, humalog e apidra, são os distribuídos pela Secretaria Municipal de Saúde, a SESMA e são essenciais para a vida dos pacientes.

Fernanda ressaltou que esta não é a primeira vez que a falta de insulina ocorre.

Medicamento Humalog, usado por Fernanda e que estaria em falta. Imagem: Arquivo pessoal

Tanto a jovem quanto outros pacientes que recebem os insumos pelo CEMO afirmam que entram em contato com o local para saber se o medicamento já encontra-se disponível até o momento, sem sucesso de uma data definida para a entrega.

A paciente afirmou que o preço dos medicamentos é elevado o que prejudica a compra dos mesmos por parte de muitas pessoas que dependem de insulina para viver: ” É muito caro comprar. Eu consigo me virar no aperto, mas tem gente que não tem de onde tirar dinheiro pra comprar”, ressaltou.

O fornecimento é garantido através da lei nº 11.347/2006 e o procedimento da gestão municipal ocorre através de solicitação administrativa.

O uso da insulina é de extrema necessidade para os portadores de diabetes, já que seu organismo não possui a função de produção de insulina de forma natural. A ausência de insulina no organismo a longo prazo causa diversos danos e comorbidades, fazendo com que a qualidade de vida e bem-estar também sejam prejudicadas.

SESMA AFIRMA QUE PREVISÃO DE RETORNO É DE 10 DIAS ÚTEIS

Entramos em contato com a A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) que informou em nota que a insulina de Ação Rápida, padronizadas na Sesma para atendimento aos pacientes portadores de Diabetes Melito Tipo 2, no Centro de Especialidades Médico-Odontológicas (Cemo), está em fase de regularização, por meio dos processos licitatórios para abastecimento e que a previsão de regularização é de dez dias úteis já que a empresa fornecedora fica localizada fora de Belém.

Sobre o estoque de Insulinas e Análoga de Insulina de Ação Prolongada, usada por por outros pacientes, encontra-se regular.

Deixe sua resposta

Your email address will not be published.

Fechar AD