Imagem: Marcio Ferreira
///

Palácio Antônio Lemos passará por grande reforma estrutural para modernização

Serão investidos 26 milhões para a reforma do prédio histórico que já tem 162 anos.

Começar

O Palácio Antônio Lemos será completamente reformado. A Ordem de Serviço para a recuperação do prédio foi assinada na tarde da última terça-feira, 2, pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. O valor da obra foi orçado em 26 milhões vindos de recursos públicos.

O prédio municipal, onde funcionava a prefeitura de Belém, passará por uma reforma total com obras no piso, forro, parede, rodapés, bancadas, pintura, serralheria, rampas, esquadrias, instalações hidráulicas, instalações elétricas, hidrosanitárias e mecanismos de combate a incêndio, sistemas eletrônicos e de telecomunicações, além de montagem de elevador comercial.

A reforma vai modificar e implantar piso, forro, paredes, rodapés, bancadas. Imagem: Marcos Barbosa / Agência Belém

O prefeito afirmou que o Palácio Antônio Lemos faz parte da mais importante história da arquitetura do município de Belém. Ele ressaltou que a reconstrução inclui o restauro das paredes artísticas, do acervo imobiliário e das obras de arte que pertencem ao Museu de Arte de Belém (Mabe).

Segundo Edmilson, o local será entregue “Dentro de um ano e alguns meses”, e o gabinete da prefeitura voltará ao palácio, ainda segundo o prefeito, o local também voltara a receber o público.

O centenário prédio possui arquitetura neoclássica, semelhante a construções europeias. Imagem: Marcos Barbosa / Agência Belém

A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito e pelo secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, com a presença de parlamentares e secretários municipais.

PRAZO DE ENTREGA:

O Palácio Antônio Lemos, localizado em frente à praça Dom Pedro II, faz parte de um complexo histórico da área de Belém. Imagem: Marcos Barbosa / Agência Belém

Segundo Deivison Alves, a obra será entregue dentro do prazo estipulado de 18 meses. “Já iniciamos a obra. É um momento de emoção em saber que todo o Palácio será reformado. Vamos fazer tudo dentro do prazo e devolver para a cidade esse espaço imponente”, ressaltou o secretário municipal de urbanismo.

FASES

O Palácio passou por uma primeira fase de obras, em 2021, com a cobertura do prédio histórico em toda a extensão, esquadrias externas, calçadas do entorno e a pintura da fachada. Esta será a segunda grande reforma estrutural do prédio histórico.

A edificação possui estilo neoclássico e foi erguido na segunda metade do século XIX para ser sede da Intendência Municipal. Imagem: Marcos Barbosa / Agência Belém

Há dois anos, o espaço já vem passando por pequenos restauros na fachada e suas dependências.

Deixe sua resposta

Your email address will not be published.

Fechar AD