///

Pega a Pipoca | 10 Filmes sobre segunda guerra mundial e nazismo

14 minutos lidos

O assunto que tomou conta das redes sociais na noite de segunda feira, 7, foi a apologia ao nazismo feita pelo youtuber Monark no Podcast Flow. Depois de todos os desdobramentos que aconteceram na terça-feira, o Ex-BBB contratado da jovem Pan, Adriles, perpetuou o assunto fazendo uma saudação nazista para as câmeras, e depois dando uma risada. Ele foi demitido do canal direitista no dia seguinte.

Anúncios

O nazismo é um assinto sério. Foi uma época tenebrosa na história da humanidade que precisa ser abordada. O genocídio de 6 milhões de pessoas não pode cair no esquecimento, e uma das missões do cinema é não deixar que algo tão horrível seja esquecido e corra o risco de se repetir. Com a ajuda da sétima arte, o BT preparou uma lista com 10 filmes sobre o tema. Busque informação e não fake news!

O pianista (The pianist. Dirigido por Roman Polanski – 2003)

Baseado em um livro de mesmo nome, o longa conta a história real da vida do pianista judeu polonês, Wladyslaw Szpilman, que durante segunda guerra mundial, vê Varsóvia mudar gradualmente à medida que o tempo passa e o nazismo domina a capital da Polônia. Szpilman é forçado inicialmente a ir para o Gueto de Varsóvia, mas depois é separado de sua família durante a Operação Reinhard. A partir deste momento até que os prisioneiros dos campos de concentração sejam liberados, Szpilman se esconde em vários locais entre as ruínas de Varsóvia.

O filme recebeu sete indicação ao Oscar e foi ganhador de três, incluindo melhor ator para Adrien Brody, que vive o pianista.

Anúncios

ONDE VER, BT? Disponível na Amazon Prime vídeo

A Queda – As últimas horas de Hitler ( Der Untergang. Dirigido por Oliver Hirschbiegel – 2004)

O longa é de 2004, mas foi um dos primeiros filmes alemães a tratar sobre o nazismo. O filme conta história, como diz o título, sobre o fim da segunda guerra e o fim da vida de Hitler, mais especificamente, sobre o que acontecia no bunker de segurança máxima onde o ditador se escondeu quando a Alemanha estava perdendo a guerra. Toda a história é contada do ponto de vista de uma das suas secretárias. O ator Bruno Ganz esteve no papel do genocida.

Anúncios

O filme foi indicado ao Oscar e é dono da famosa cena em que o ditador dá um ataque enquanto recebe a notícia deque a guerra estava perdida. A cena virou um meme na internet sendo usado em montagens sobre os mais variados temas.

ONDE VER, BT? O filme está disponível no Amazon Prime Vídeo

Anúncios

Veja o trailer:

Alone in Berlin (Dirigido por Vincent Pérez – 2016)

Baseado em um livro de mesmo nome, o filme se passa na Alemanha nazista e conta a história de um casal que recebem a notícia de que seu filho único foi morto em combate durante a guerra. Inconformados com o fato, eles decidem tomar providências contra os nazistas e resistir da sua forma, mas, logo eles caem na mira da Gestapo.

ONDE VER, BT? Não está disponível em nenhum serviço online, mas pode ser encontrado para download

Veja o trailer:

A outra História Americana (American History X. Dirigido por Tony Kaye – 1999)

Vivendo uma vida marcada pela violência e racismo, o neonazista Derek Vinyard finalmente vai para a prisão depois de matar dois jovens negros que tentaram roubar seu carro. Após a sua libertação, Derek promete mudar seu jeito e espera evitar seu irmão mais novo, Danny, que idolatra Derek, de seguir os seus passos enquanto ele luta contra seus próprios preconceitos

ONDE VER, BT? Disponível na Globoplay

Veja o trailer:

Olga (Dirigido por Jayme Monjardim – 2004) O nazismo retratado no cinema nacional.

Baseado na história real da militante Olga Benário Prestes, vivida por Camila Morgado, o longa retrata vida da alemã judia que foi perseguida pela polícia e teve que fugir de Berlin. Em Moscou, Olga recebe treinamento militar e é encarregada de acompanhar o brasileiro Luís Carlos Prestes, (Caco Ciocler) de volta ao Brasil. Durante a viagem, os dois se apaixonam. Grávida de sete meses, a revolucionária é deportada pelo governo Vargas para a Alemanha nazista.

ONDE VER, BT? O filme está disponível na Globoplay

Veja o trailer:

A onda (Die Welle. Dirigido por Dennis Gansel – 2008)

Também baseado em uma história real, o filme “A onda” de 2008, conta a história do professor Rainer Wenger, que precisa dar aulas sobre autocracia para seus alunos, mesmo sendo contra sua vontade. Depois de alguns minutos da primeira aula, quando ele cita o nazismo, os alunos passam a afirmar que o assunto não precisa ser citado sempre, pois algo do tipo jamais se repetiria. Diante dessa afirmativa, o professor decide, para exemplificar melhor aos alunos, formar um governo fascista dentro da sala de aula (brilhante ideia!).

Eles dão o nome de “A Onda” ao movimento, e escolhem um uniforme e até mesmo uma saudação. Só que o professor acaba perdendo o controle da situação (logico!), e os alunos começam a propagar “A Onda” pela cidade, tornando o projeto da escola um movimento real e extremamente perigoso. Quando as coisas começam a ficar sérias e fanáticas, Wenger tenta acabar com “A Onda”. Quem disse que destruir um monstro é mais fácil que criá-lo?

Na vida real as consequência (claro), foram muito menores, entretanto as coisas também não deram certo.

Um filme para entender como se constrói o fascismo.

ONDE VER, BT? Atualmente não está disponível em nenhum serviço de streaming, mas pode ser encontrado no you tube e em sites de download.

Veja o trailler:

O menino do Pijama Listrado (The Boy in the Striped Pyjamas – Dirigido por Mark Herman – 2008)

O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.

ONDE VER, BT? Disponível na Globoplay

Veja o trailer:

Ele está de volta (Er ist wieder da. Dirigido por David Wnendt – 2015)

Baseado no livro de mesmo título, Adolf Hitler acorda em um terreno baldio em Berlin, no ano de 2011, sem memória alguma do que aconteceu depois de 1945. Perdido, ele se vê em uma sociedade completamente diferente, onde não há partido nazista, a guerra e o país é governado por uma mulher. Ele é reconhecido pelas pessoas que acreditam que seja apenas um artista que não consegue sair do seu personagem. Mas, um discurso de Hitler é viralizado na internet, e a partir daí todos querem ouvi-lo, saber sobre ele, até que ganha um programa de televisão onde propaga suas ideias ao mesmo tempo em que tenta convencer a todos que ele é quem realmente diz ser.

O filme que é uma parte roteirizado, parte feito com cenas de pessoas reais na rua mostra o perigo do discurso fascista também nos dias atuais.

Onde ver, BT? O filme não está disponível atualmente em nenhuma plataforma, mas pode ser encontrado completo no you tube

Veja o Trailer:

Jojo Rabbit (Dirigido por Taika Waititi – 2019)

O nazismo na visão de uma criança. Jojo é um garoto alemão solitário que descobre que sua mãe está escondendo uma garota judia no sótão. A evolução da interação entre as duas crianças e a relação de Jojo com sua mãe são o foco da narrativa. O garoto enfrenta os preconceitos em sua cabeça enquanto conversa com seu amigo imaginário, Hitler.

Onde ver, BT? Disponível no Amazon Prime Vídeo

Veja o trailer:

Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds. Dirigido por Quentin Tarantino – 2009)

Por mais que o filme não sirva para gabaritar uma prova de história, é um entretenimento imperdível! O já clássico filme de Quentin Tarantino é a visão do diretor sobre a segunda guerra. Com duas histórias paralelas, Bastardos Inglórios fala sobre um grupo de soldados judeus americanos responsáveis espalha o terror entre o terceiro Reich (quem dera), e em paralelo, conta a história de vida e vingança da judia Shosanna, que perdeu a família para os nazistas.

Trata de nazismo de uma forma debochada e tem um final tão satisfatório que só quem viu sabe.

ONDE VER, BT? Esse hino de filme está disponível na Globoplay

Veja o Trailer:

Bônus: Série Band of Brothers – 2001

A série premiadíssima da HBO só tem uma temporada e e é focada na história real de soldados que lutaram na segunda guerra. Os episódios misturam cenas e depoimentos gravados com os sobreviventes da guerra. Um dos últimos episódios é focado nos campos de extermínio.

ONDE VER, BT? Disponível na HBO Max

Deixe sua resposta

Your email address will not be published.

Anúncios