///

Pega a pipoca | De Freddy Krueger a Wolverine: Relembre a carreira do ator e dublador Isaac Bardavid

5 minutos lidos

Na ultima terça-feira, 1, o Brasil perdeu o ator, dublador e poeta Isaac Bardavid. O artista faleceu aos 90 anos de idade em decorrência de problemas respiratórios, em Niterói no Rio de Janeiro.

Anúncios
Isaac Bardavid. Imagem: reprodução internet

Isaac ficou marcado por dublar a voz do mutante Wolverine por 23 anos. O personagem passou a ser dublado por Isaac a partir de 1994, ainda em desenho animado, antes mesmo do ator Hugh Jackman, que foi Wolverine por 17 anos, começar a interpreta-lo no cinema em “X-Men – O Filme” no ano 2000.

Isaac foi a voz oficial do personagem no Brasil em filmes e desenhos animados.

Em 2017, o ator australiano Hugh Jackman se despediu de Wolverine no filme “Logan” e Isaac também deixou de dublar o mutante. De passagem no Brasil para divulgar o longa-metragem, Hugh Jackman conheceu o dublador no programa de TV “The Noite” do SBT.

Confira o momento do encontro:

Anúncios

Ao saber da morte de Isaac, o eterno Logan fez uma homenagem ao artista via redes sociais postando o vídeo do encontro no camarim da emissora de TV brasileira. Na legenda do vídeo ele escrevou “Saac Bardavid. Que lenda. Que vida e legado. Que voz!! #Wolverine #Brasil “Não seja o que eles fizeram de você.” #logan Descanse em paz, meu amigo.”

MUITO ALEM DE WOLVERINE:

Anúncios

Isaac Bardavid foi ator e poeta, e teve uma carreira de mais de 50 anos nas artes, mas foi na dublagem que o artista ganhou mais destaque. Dono de uma voz icônica, ele deu vida a versões brasileiras de outros personagens icônicos da cultura pop além do mutante. Dublando centenas de desenhos animados e filmes.

Entre os desenhos animados, Bardavid viveu Tigrão, dos desenhos do “Ursinho Pooh”, o vilão Esqueleto do desenho “He-man” e Robotnik, do “Sonic”.

Anúncios
Os personagens Esqueleto, Tigão e Robotnik dublados por Isaac Bardavid

ENTRE NOITES DE PESADELOS E SABRES DE LUZ:

Nos cinemas, Isaac também deu voz ao personagem que tirou o sono de incontáveis crianças nos anos 90. Ele foi a versão PTBR de ninguém menos que o icônico, assustador e debochado Freddy Krueger da franquia “A hora do pesadelo” (A Nightmare on Elm Street).

Se Freddynho te causou pesadelos nos anos 90, a voz que falava com você era de Isaac.

Isaanc também deu voz ao Jedi master Obi-Wan Kenobi da trilogia original (e a melhor de todas), da franquia Star Wars.

Se você foi um pequeno Padawan, a primeira voz que ouviu com os ensinamentos de Obi-Wan vieram de Isaac.

ISAAC NA FRENTE DAS CÂMERAS NAS TELINHAS E TELONAS:

Como ator, isaac foi destaque em novelas diversas novelas por uma carreira de mais de 50 anos. Ele atuou em “Irmãos Coragem” (vivendo Beato Zacarias), “Escrava Isaura” (Seu Chico), “O cravo e a rosa” (Felisberto), “Eterna magia” (Zequinha), “Além do Horizonte” (Klaus) entre outros personagens.

Isaac Bardavid em cena da novela A Escrava Isaura imagem: Reprodução Instagram

Suas novelas mais recentes foram “Dois irmãos”, de 2017, no papel de Abbas, e “Carcereiros”, de 2021, no papel de Álvaro.

Aracy Balabanian e Isaac Bardavid em ‘Eterna Magia’, de 2007 — Foto: Renato Rocha Miranda/TV Globo

Ator versátil Isaac também atuou em filmes como “Os campeões” (1983), “O escaravelho do diabo” (2016) e “Histórias assombradas” (2017).

Em entrevista ao memória globo, o artista disse: “O ator brasileiro é essencialmente instintivo, tudo está na sua imaginação. Nós não temos um colégio como nos Estados Unidos, um Actors’ Studio. Temos cursos que preparam o ator, mas para a elaboração do personagem, o instinto prevalece”.

O perfil Dublapédia Brasil presou homenagens ao artista mostrando imagens de alguns dos seus personagens incônicos.

Deixe sua resposta

Your email address will not be published.

Anúncios