////

Pega a Pipoca | The Batman: Tudo que você precisa saber sobre o novo filme do morcegão

8 minutos lidos

A vingança chegou! O novo filme do Batman estreia oficialmente no Brasil nesta quinta-feira, 3. Entretanto, a pré-estreia já rolou nesta terça-feira de carnaval, sem carnaval, e a recepção não poderia ser melhor.

Anúncios

O filme escrito e dirigido por Matt Reeves, estrelou com 86% de aprovação no Rotten Tomatoes, um dos sites de crítica cinematográfica e televisiva mais famosos do mundo.

Quem veste o manto do anti-herói mais querido do mundo e um dos mais famosos da cultura pop, agora é Robert Pattinson, que já provou inúmeras vezes ser um ator extremamente talentoso.

Robert Pattinson em The Batman. Imagem: reprodução Internet

A HISTÓRIA DO NOVO FILME

Na sinopse, nada muito diferente do que já é conhecido no universo do morcegão, conta a história de Bruce Wayne, um jovem bilionário que age secretamente como um vigilante noturno em sua cidade, uma Gotham City cada vez mais decadente e entregue ao crime.

Anúncios

Esse é o segundo ano de Bruce atuando nas ruas como Batman, e ele terá de enfrentar o Charada (Paul Dano), clássico vilão do cânone do homem-morcego, que nesse filme bota em risco a cidade, a segurança de todas as autoridades de Gotham e o legado da família Wayne.

Esse é o nono filme solo do personagem, dentre outras participações e origens nos filmes do universo cinematográfico da DC. Pattinson é o sétimo ator a interpretar Bruce Wayne no cinema em live action que já foi vivido por Adam West, Val Kilmer, Michael Keaton, George Clooney (no hilário, de tão ruim Batman e Robin), Christian Bale e Ben Affleck.

Adam West, Val Kilmer, Michael Keaton, George Clooney, Christian Bale e Ben Affleck. Imagem reprodução Internet

O roteiro, mesmo seguindo os clichês da história do Batman, trabalha em outros ângulos e consegue entregar uma história que dificilmente vai te fazer sair contrariado do cinema. Relaxa que teu rico dinheirinho não vai ser jogado fora.

Anúncios

Talvez seja o melhor filme do morcegão desde a trilogia quase que impecável do diretor Christopher Nolan.

Veja o Trailer:

Anúncios

TEM LIGAÇÃO COM OUTROS FILMES DO BATMAN?

Não há conexões, pelo menos aparentes, com outros filmes da DC.

O diretor, que é declaradamente fã do personagem, deu a entender que essa pode ser sim o começo de um novo universo para o morcego. “O universo do Batman é tão rico em personagens que quando você está começando a chegar ao fim, já começa a pensar na próxima coisa. A ideia, é claro, é que a história de Gotham nunca termine”, disse Reeves para a revista Entertainment Weekly. 

I U VILÃO?

Como já dito na sinopse, o Batman enfrenta o Charada, que aqui assume um ar sombrio e perturbado, como toda a estética do filme. Completamente diferente do Charada de Jim Carrey (Batman eternamente 1995), o Charada do ator Paul Dano é inspirado em referências reais.

“Matt Reeves estava trazendo algo real. É a parte assustadora nisso. Algumas das referências são como o Assassino do Zodíaco. Isso foi uma parte pequena. A intenção desse personagem é muito maior que alguém assim,” relatou o ator para a revista britânica Total Film.

O assassino do Zodíaco, inspiração para o ator, é o pseudônimo de um assassino em série que aterrorizou os Estados Unidos que atuou no Norte da Califórnia durante 10 meses desde o final da década de 1960. A identidade do assassino nunca foi revelada. Assim como o criminoso real, o Charada envia mensagens cifradas. No caso do personagens, as mensagens são para a polícia e para o próprio Batman.

Charada Jim Carrey e Charada Paul Dano. Imagem reprodução Internet

No filme, outro vilão que também se destaca é o Pinguim. Interpretado por um irreconhecível Colin Farrell, o criminoso tem uma grande rede de conexões no submundo de Gotham.

Colin Farrell, como Pinguim. Imagem: reprodução internet

ALIADOS DO MORCEGÃO:

Como sempre, Batman tem ao seu lado Alfred Pennyworth, desta vez brilhantemente interpretado por Andy Serkis. Também existe destaque para Gordon (que neste longa ainda não é Comissário), vivido por Jeffrey Wright e para uma sensacional Mulher-Gato (Selina Kyle) interpretada por Zoë Kravitz, que não é exatamente uma aliada do Batman, mas que tem uma história própria de destaque no longa que se cruza com a história do morcego e acaba por ser tornar uma parceria meio “torta” quase que literalmente entre tapas e beijos .

Zoe é sim um dos grades destaques do longa.

Alfred, Gordon e Selina (Mulher Gato). Imagem Reprodução internet

FILMES DO NOVO DIRETOR:

Reeves é diretor, roteirista e produtor e já dirigiu filmes elogiados pela critica como “Planeta dos Macacos: O Confronto” e “Planeta dos Macacos: A Guerra” (disponíveis no star +) e “Cloverfield monstros” (disponível na GloboPlay).

“Planeta dos Macacos: O Confronto” e “Planeta dos Macacos: A Guerra” e “Cloverfield monstros”. Imagem: reprodução Internet

REFERÊNCIAS CINEMATOGRÁFICAS:

Algumas das claras referências do longa de Matt Reeves, são filmes de investigação como Se7en – Os Sete Crimes Capitais (Seven de 1995) e Zodíaco (Zodiac de 2007) do diretor David Fincher. Aliás, dois excelentes filmes, ambos disponíveis na HBO Max. Zodíaco também está disponível na GloboPlay.

Seven e Zodíaco filmes do diretor David Fincher. Imagem: Reprodução internet.

ONDE VER, BT?

O longa está disponível em todos os cinemas da região metropolitana de Belém. Escolhe o melhor horário pra ti e só vai que ta valendo e MUITO!

TEM CENAS PÓS-CREDITOS?

Oficialmente falando, não tem. Se tu sair depois que as luzes ligarem no cinema não vais perder nada de importante, mas vale a pena esperar até o fim, nem que seja para cumprir a tradição de ficar até o final que aprendemos com a concorrente Marvel. Te garanto que pelo menos um sorriso amarelo vai sair de quem ficar até o último crédito.

Deixe sua resposta

Your email address will not be published.

Anúncios