//

Prazo para recadastramento no censo previdenciário acaba neste sábado (30)

Mais de dois mil segurados do Igeprev ainda não fizeram o recadastramento e podem ter os benefícios suspensos.

Começar

Termina neste sábado, 30, o prazo para que aposentados e pensionistas comparecerem às unidades de atendimento do Instituto de Gestão Previdenciária do Pará (IGEPREV), para a realização do censo previdenciário.


Até esta última quinta-feira, 29, 43.035 beneficiários já haviam concluído o recadastramento, 1.234 ainda têm pendências documentais junto ao órgão e 2.181 ainda não compareceram para atualização obrigatória dos dados e estão sendo aguardados.

BENEFÍCIOS SUSPENSOS:
Segundo o órgão, o prazo para realização do censo não será prorrogado e os segurados ausentes terão o benefício suspenso a partir do dia 1º de agosto.

COMO FAZER O RECADASTRAMENTO:
O recadastramento deve ser agendado pelo call center do Igeprev, pelos telefones (91) 3217-7037 e (91) 3182-3500 (que também funciona como WhatsApp), ou pelo site sistemas.igeprev.pa.gov.br/siaag.

A lista com os documentos necessários para a realização do recadastramento está disponível no site do Igeprev, na aba “censo previdenciário” (veja aqui).


A atualização dos dados cadastrais de segurados e pensionistas foi iniciada em novembro de 2020, com previsão de encerramento para dezembro de 2021, mas com o início da pandemia de coronavírus, precisou ser suspensa em fevereiro do ano passado, retornando em junho. Após a retomada, o prazo de conclusão ainda foi prorrogado três vezes, finalizando definitivamente no próximo sábado, 30.


Para facilitar o acesso ao serviço, o Igeprev implementou o Censo Itinerante, realizado em unidades móveis que ainda percorrem os municípios do interior paraense. “O Igeprev criou todas as condições aos beneficiários, tanto os residentes na região metropolitana de Belém, quanto aqueles que moram nas cidades do interior, para que possam atualizar seus dados e evitar a suspensão dos pagamentos. Mas é preciso que as pessoas que ainda não se recadastraram ou que têm pendências documentais que
procurem o mais rapidamente possível as unidades do instituto”, alerta o presidente do Igeprev, Giusepp Mendes.

O Censo Previdenciário tem por objetivo atualizar os dados cadastrais e também viabilizar a elaboração de ações de gestão e educação previdenciária. Por determinação da Lei Federal nº 10.887/2004, todos os regimes próprios de previdência devem fazer o recadastramento de seus segurados a cada cinco anos.

Deixe sua resposta

Your email address will not be published.

Fechar AD