No último dia 21, a comunidade do Curió Utinga teve um dia diferente. Isso porque a equipe do Projeto Plantar (@projetoplantarr) esteve no local para a primeira ação de Natal do grupo. Com comidas, informações e muitas brincadeiras, os integrantes levaram um Natal animado e cheio de significados para os moradores do bairro.
O projeto, sonhado desde o começo pela estudante de Fisioterapia, Débora Ruivo, 21, reúne estudantes de diferentes segmentos da área da saúde. A estudante de Medicina, Márcia Pastana, 23, destaca que todos os participantes são amigos e decidiram embarcar juntos na ideia. “A Débora, literalmente, sonhou com esse projeto. A partir disso, nós falamos com amigos, que foram falando com outros amigos, também futuros profissionais da área da saúde. Na nossa área temos o conceito de equipe multiprofissional, que conta com todas as profissões da área da saúde, então nós montamos a equipe e a partir disso surgiu o Plantar”, contou a estudante.
O projeto, que conta somente com participantes voluntários, começou com os integrantes chamando os próprios amigos para participar. Entretanto, à medida que foi crescendo, ele se tornou um programa de extensão do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (Unifamaz), e já conta com um processo seletivo para quem quiser ingressar. “A seleção dos voluntários começou por afinidade, das pessoas se conhecerem e irem convidando. Se eu conhecesse alguém de Enfermagem , por exemplo, eu indicava. Era assim. Mas quando se tornou um programa de extensão, nós profissionalizamos esse processo. Hoje, os candidatos que entram passam por entrevistas”, disse Márcia.
NATAL SOLIDÁRIO
O Natal Solidário no Curió Utinga contou com brincadeiras educativas que visavam reforçar informações relacionadas às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST ‘s). “Nós fazemos as ações de acordo com as cores do calendário do Ministério da Saúde. Em dezembro, nós temos o “Dezembro Vermelho”, que é o mês de prevenção contra a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISt’s). Então nós reforçamos a prevenção dessas infecções, como elas acontecem e também fizemos a ação de Natal. Levamos presentes, cestas básicas. Nós fizemos bingos com essas informações, fizemos dinâmicas de “mito ou verdade”, para a comunidade participar”, contou.
Por fim, ela conta que a ação teve lanches e a participação do Papai Noel, para a alegria das crianças. “Teve o Papai Noel, teve lanche, teve mingau, cachorro quente, arroz com galinha. Foi a nossa primeira ação de Natal, foi muito legal”, concluiu a estudante.