Desde a última sexta-feira (24), o governo do Pará iniciou a substituição da rotatória do 40 Horas por um novo sistema de semáforos, com tempo cronometrado e sincronizado. A intervenção urbana tem como objetivo promover um melhor fluxo na integração entre Belém e Ananindeua.
A decisão foi tomada após um levantamento técnico do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), que diagnosticou que a rotatória atingiu sua capacidade máxima devido à quantidade de veículos que trafegam pela área.
NOVO PROJETO EM ANANINDEUA
O novo sistema contará com 6 semáforos, cada um com três tempos de movimento. O projeto prevê a abertura de um retorno entre as duas torres de energia no sentido da avenida Mário Covas e Hélio Gueiros. Também serão implantadas faixas preferenciais à direita e tempo de travessia para pedestres, juntamente com a revitalização da sinalização horizontal e vertical para orientação.
Durante o período de execução das obras, o Detran ordenará o trânsito para orientar os motoristas até que todo o serviço seja concluído. As equipes de fiscalização do órgão realizarão o monitoramento na área, enquanto equipes de educação estarão presentes para fornecer informações sobre as mudanças aos cidadãos.