Foto: Reprodução
///////

Rui Begot, Bob Fllay e Helder Barbalho estão nas ‘Rapidinhas do Branco’

Começar

Reconhecimento merecido

Maniçoba é declarada Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Pará. Foto: Reprodução.

Na sessão da última terça-feira (10), os deputados estaduais aprovaram a Maniçoba como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Pará. Indiscutivelmente, é uma das iguarias símbolo da culinária regional paraense. A autoria do projeto é do deputado Wanderlan Quaresma, do MDB.

Pressão local

Rio Preto do Carajás, em Marabá, pode virar município. Foto: Reprodução.

De autoria da Mesa Diretora e aprovado em turno único por unanimidade, a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou na manhã da última terça-feira (10), sete projetos de Decretos Legislativos que dispõem sobre a realização de plebiscitos nas localidades, que hoje são distritos: Lago Grande do Curuai/Santarém; Paraguatins/Marabá; Vitória da Conquista/Novo Repartimento; Fernandes Belo / Vizeu; Ladeira Vermelha / São Félix; Rio Preto do Carajás / Marabá; e Taboca / São Félix do Xingu.

Avenida cultural

Av. Presidente Vargas irá se tornar um corredor cultural. Foto: Reprodução.

A Prefeitura de Belém vai transformar a Av. Presidente Vargas num grande corredor cultural aos domingos. Algo, digamos sugerido há tempos. Ainda não se sabe se incluirá toda a sua extensão ou nos quarteirões da avenida ao lado da Praça da República. De todo modo, vale o reconhecimento dessa bela iniciativa.

Câmara sem controle

Rui Begot, presidente da Câmara de Vereadores de Ananindeua. Foto: Reprodução.

Bem que o presidente da Câmara de Vereadores de Ananindeua, Rui Begot (Avante) poderia colocar ordem naquela Casa de Leis. Por lá, tem ocorrido de tudo. Desde parlamentar que ainda, pasmem, nem apareceu em 2022; outro que leva a namorada e durante o expediente legislativo fica de chamego. Por conta da reforma de sua sede, o expediente legislativo está sendo realizado nas dependências de uma universidade particular na BR-316, o que vem facilitando a vida dos edis descompromissados com as suas obrigações legislativas.

De olho no movimento

Bob Fllay, vereador de Ananindeua. Foto: Reprodução.

Como é sabido, o humorista e vereador de Ananindeua, Bob Fllay, deixou o PDT por conta de pressão do partido em cima de seu mandato. Para concorrer nas eleições de 2022, o citado se filiou ao PTB, que no Pará é comandado pelos Bengtson. Josué além de trabalhar pela reeleição do filho Paulo para a Câmara dos Deputados, quer lançar o seu outro filho, Marcos para a Alepa. Fllay sentiu que esse movimento é para lhe atrapalhar. A ver.

Sem felicitações I

Helder Barbalho, governador do Pará. Foto: Reprodução.

No último dia 10, Parauapebas completou 34 anos de emancipação político-administrativa, e não recebeu por parte do Governo do Pará e nem do governador Helder Barbalho (MDB) nenhuma menção. Na mesma data diversos outros quatorze municípios comemoraram suas independências.

Sem felicitações II

Darci Lermen, prefeito de Parauapebas. Foto: Reprodução.

Tal postura do mandatário estadual tem a ver, quem sabe, com a ideia do prefeito Darci Lermen, do MDB, em ter promovido o “maior churrasco do mundo”. Helder tinha acabado de voltar dos Estados Unidos, convidado para tratar sobre meio ambiente. O mandatário achou melhor não prestigiar o feito de Lermen.

Deu o que falar

Churrasco foi feito para celebrar o aniversário de Parauapebas. Foto: Reprodução.

Entre todos os eventos promovidos durante o período de festividade do aniversário de Parauapebas, o que promoveu o “maior churrasco do mundo” foi, de longe, o que gerou maior repercussão nas redes sociais. O fato foi tratado pela grande imprensa nacional e até internacional. Agora é só esperar a certificação do Guinness Book.

Forte Pré-campanha

Keniston Braga, pré-candidato a deputado federal. Foto: Reprodução.

O ex-secretário Especial de Governo de Parauapebas e pré-candidato a deputado federal, Keniston Braga (MDB) foi recebido por um numeroso grupo político na capital paraense, liderado pelo vereador Emerson Sampaio (PP), que foi organizado pelo ex-prefeito de Marabá, João Salame. Dezenas de lideranças de bairros estiveram no evento.

Corrida ao Senado

Mário Couto está na corrida pelo senado. Foto: Reprodução.

A disputa pela única vaga ao Senado Federal promete muitas emoções. Quatro nomes disputam a cadeira: Mário Couto (PL), Flexa Ribeiro (PP), Beto Faro (PT) e Manoel Pioneiro (PSDB). Couto é único fora da base do governador Helder Barbalho (MDB). As duas mais recentes pesquisas eleitorais colocam os citados próximos, porém com liderança de Couto.

Professor em Dobro

Cleberson Farias, prefeito de Bagre. Foto: Reprodução.

Idealizado e implantado pelo atual prefeito de Bagre, Cleberson Farias, do PSD, quando ainda era secretário de Planejamento e Finanças, o programa “Professor em Dobro” é pioneiro no Marajó. Com o objetivo principal de otimizar o ensino-aprendizado em sala de aula, o programa também ajuda financeiramente com um salário mínimo mensal, jovens recém-formados ou que ainda estão concluindo curso.

Combate à Homofobia

Combate à homofobia terá evento em Belém. Foto: Reprodução.

Há 13 anos no topo da lista, o Brasil continua sendo o país que mais mata pessoas LGBTQIA+ no mundo. Em 11 estados brasileiros não têm dados sobre esses crimes. Nesse sentido, a Coordenação de Diversidade do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ/UFPA) irá promover no próximo dia 17, no campus Guamá, um Ciclo de Palestras pelo Dia Internacional de Combate à Homofobia. Vão participar dos debates os advogados Davi Almeida e Hugo Mercês, o Juiz de Direito Agenor de Andrade e a fundadora da Coletiva Lesboamazônidas Simara Ismael.

Deixe sua resposta

Your email address will not be published.

Fechar AD