//

Santarém tem surto de covid-19, aponta levantamento de universidade

Os dados são do Laboratório de Biologia Molecular (Labimol) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

1 min de leitura

Santarém registrou um aumento considerável nos casos positivos de covid-19 no mês de outubro. De acordo com o Laboratório de Biologia Molecular (Labimol) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), os números representam um surto da doença. Santarém teve um aumento de 300% de casos positivos de covid em comparação aos últimos meses. Em setembro, o município registrou 10,0% de casos positivos e em outubro o percentual foi de 20,1%.

Anúncios
Fonte: Labimol/Ufopa

No mês de outubro, segundo o levantamento do Labimol, além de Santarém, outros três municípios da região oeste do Pará apresentaram indicativo de surto de covid-19: Alenquer, Mojuí dos Campos e Rurópolis. No mês de setembro, 10,3% dos exames feitos nesses municípios tiveram resultado positivo. Já em outubro, o quantitativo saltou para 22,7%. 

Fonte: Labimol/Ufopa

Nos meses de setembro e outubro, ações de testagem em professores e técnicos das redes estadual e municipal de ensino foram realizadas por conta do retorno das aulas presenciais nas escolas.

O boletim da covid divulgado pela prefeitura de Santarém neste domingo, 7, diz que dos 17 leitos UTI para adultos exclusivos para covid no município, 16 estão ocupados (94,12%) e há duas pessoas na fila de espera. Dos 43 leitos clínicos exclusivos para covid, 21 estão ocupados (48,84%). 

Ocupação de leitos na região do Baixo Amazonas

O Fórum Trabalhista de Santarém teve o expediente presencial suspenso em portaria assinada pela presidente do TRT8, desembargadora Graziela Leite Colares, entre os dias 3 e 17 de novembro por conta do aumento de casos da doença. As audiências em formato telepresencial serão mantidas, desde que as partes concordem e os processos que tramitam em meio físico estão com os prazos suspensos no período da portaria.

Anúncios

Surto de covid entre policiais militares

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou, após sequenciamento genético, que em 30 policiais militares de Santarém foi detectada a variante Delta da Sars-Cov-2. Eles participaram de um curso de aperfeiçoamento de sargentos com mais de 90 militares e 50 deles testaram positivo para a covid-19.

Na época, a Secretaria Municipal de Saúde recolheu as amostras e as enviou ao Laboratório Central em Belém, que encaminhou à Fiocruz. 

Anúncios

Todas as informações sobre os números da Covid e da Vacinação podem ser acessadas em belemtransito.com.br/covid-19_m

Deixe sua resposta

Your email address will not be published.

Anúncios