//

Varíola dos macacos: Ministério da Saúde confirma 76 casos no Brasil

Os casos já fora confirmados em 7 estados brasileiros

Começar

Mais casos de varíola dos macacos foram confirmados neste domingo, 3, pelo Ministério da Saúde.  Ao todo, foram 76 casos da doença confirmados no Brasil. Estes casos foram registrados em seis estados brasileiros e no Distrito Federal.

Há alguns meses, um surto da doença aconteceu na Europa e nos Estados Unidos, mas o primeiro caso registrado aqui no país foi confirmado no dia 8 de junho. E nota divulgada a imprensa, o ministério da Saúde diz que monitora juntamente com as secretarias estaduais do país o surgimento de novos casos além de rastrear as pessoas que tiveram contato com estes pacientes infectados.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), afirmou no fim do último mês que neste momento a situação não se configura como uma emergência de saúde de escala internacional, ou seja, que neste momento, a doença, mesmo que precise de atenção, não tem a gravidade elevada com a escala de uma pandemia como foi a da Covid-19.

ONDE ESTÃO OS CASOS CONFIRMADOS?

Até o momento, a maioria dos casos confirmados de varíola dos macacos estão no estado de São Paulo, ao todo, são 52 pacientes. Também há registros no Rio de Janeiro, segundo local com mais paciente, contando com 16 infectados, Rio Grande do Norte, com 1 infectado, Minas Gerais, com 2, Rio Grande do Sul com 2, Ceará também com 2, e o Distrito Federal, com 1 paciente confirmado com a doença. 

Até o momento não há nenhum caso confirmado na região norte do país.

Até a última quinta-feira, 30, eram 37 casos confirmados no país.

O QUE SE SABE SOBRE A DOENÇA:

O BT conversou com o Biólogo e Mestre em Virologia pelo Instituto Evandro Chagas, Thadeu Cantão. Ele falou sobre a origem da doença, os sintomas e possíveis precauções. Você pode conferir clicando aqui

Deixe sua resposta

Your email address will not be published.

Fechar AD