No último dia 12 de janeiro, aniversário de 409 anos de Belém, mais de 1.000 pessoas participaram de um aulão histórico que percorreu a Cidade Velha. A iniciativa, liderada pelo professor e historiador Michel Pinho há mais de 20 anos, trouxe uma experiência enriquecedora ao público, que foi conduzido por locais marcantes da história da capital paraense.
Pela primeira vez, em 2025, o evento contou com o patrocínio integral de O Boticário, fortalecendo sua proposta de valorização cultural.
Um roteiro que conecta passado e presente
O trajeto incluiu seis paradas estratégicas, destacando temas como:
- A presença dos Tupinambás na formação da sociedade amazônica;
- A influência da arquitetura europeia nos casarões históricos;
- O cotidiano da população africana escravizada;
- A música paraense como expressão da diversidade cultural.
Para encerrar a programação especial, a DJ Nat/Esquema conduziu um show no Fórum Landi, localizado na Praça do Carmo, com sucessos paraenses tocados em vinil.
Acessibilidade e inclusão como pilares
Este ano, a ação foi ainda mais inclusiva, com audiodescrição para pessoas cegas ou com baixa visão e tradução em Libras para pessoas com deficiência auditiva.
“Revisitar o centro de Belém com audiodescrição foi marcante para mim. A mistura do sol com a chuva típica da cidade resume bem o que é Belém e sua grande história”, relatou Naldo Barros, participante com deficiência visual.
Michel Pinho também destacou a importância do apoio cultural:
“Ter uma marca como O Boticário ajudando com recursos de acessibilidade torna possível incluir mais pessoas e fortalecer a conexão com o patrimônio histórico e a identidade da nossa cidade.”
Você estava lá? Conta pra gente como foi!
Já segue o BT no Instagram? Clique aqui