Os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024) poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) entre os dias 17 e 21 de janeiro, concorrendo a vagas em instituições públicas de ensino superior, como universidades e institutos federais em todo o país.
Como se inscrever
Para se inscrever, o candidato deve ter ensino médio completo, ter participado do Enem 2024 e não ter zerado a redação. O processo de inscrição pode ser feito em quatro etapas:
- Acesse a página do Sisu, clique em “fazer inscrição” e entre com seu perfil do gov.br ou realize o cadastro.
- Confirme os dados de contato e preencha o perfil socioeconômico para a Lei de Cotas.
- Escolha até duas opções de curso. É possível pesquisar vagas por município, instituição ou curso e visualizar detalhes e modalidades.
- Após confirmar a inscrição, o candidato será direcionado à página “minha inscrição”, onde poderá consultar a classificação parcial.
Cotas e etapas do processo
Os candidatos serão inicialmente classificados na modalidade de ampla concorrência, de acordo com o desempenho no Enem 2024. Em seguida, serão aplicados os critérios da Lei de Cotas para reservar vagas a candidatos beneficiados por políticas afirmativas.
A edição de 2025 terá uma única etapa de inscrição para as vagas do ano todo, com a chamada regular prevista para 26 de janeiro. A lista de espera estará disponível entre 26 e 31 de janeiro, permitindo que candidatos não selecionados na chamada regular manifestem interesse para ocupar vagas remanescentes.
*Com fontes do site do Gov
Já segue o BT no Instagram? Clique Aqui