Nesta terça, 21, o presidente Lula definiu quem será o presidente da Conferência da ONU sobre o clima, COP30, que será realizada em Belém, em novembro. O nome escolhido foi André Corrêa do Lago, que é embaixador e possui ampla experiência em negociações climáticas internacionais, sendo o negociador do Brasil na COP desde 2023. Especialista aprovaram a escolha do embaixador por ele ser perspicaz em impasses complexos sobre clima.
Agora com o presidente da COP30 escolhido, o Brasil pode levantar discussões e colocar em prática suas propostas políticas para o clima mundial e para a Amazônia, assim como provocar e participar de negociações e acordos com outras nações, organizações e sociedade civil no evento global.
CURRÍCULO DO EMBAIXADOR
Atual Secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, Corrêa do Lago é o negociador do Brasil na COP desde 2023, e já havia feito o mesmo papel entre 2011 e 2013, além de trabalhar com desenvolvimento sustentável desde 2001. Desde o final de 2024, ele já vinha sendo cotado como nome único para assumir a posição.
O QUE FAZ O PRESIDENTE DA COP?
No cargo de presidente da COP, o embaixador deverá agir como facilitador e mediador das diferentes posições levadas pelos países na conferência, de modo a ser considerado essencial para o sucesso da COP. Nos dois últimos anos, em Dubai e no Azerbaijão, a presidência dos dois países sofreu críticas pesadas.
Corrêa do Lago foi responsável, por exemplo, em resolver o impasse entre países desenvolvidos e o sul global nas negociações do G20 sobre clima, que ameaçavam paralisar o comunicado da cúpula.
A diretora executiva do Greenpeace Brasil, Carolina Pasquali, destacou a nomeação de um presidente com experiência em diplomacia climática, após uma série de COPs com lideranças alinhadas a empresas de petróleo e gás. Ela ainda reforçou que o embaixador terá de lidar com o cenário polarizado após a saída dos EUA do Acordo de Paris.
FELICITAÇÕES DO GOVERNADOR DO PARÁ
Nas redes sociais, o governador do Pará, Helder Barbalho, desejou sucesso ao embaixador na COP30: “Felicito o Presidente da República @lulaoficial pela escolha do Embaixador André Corrêa do Lago para a função de Presidente da COP30. Exímio e experiente negociador, saberá imprimir ainda mais brilho ao simbolismo da escolha de Belém como cidade-sede da Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas na Amazônia. Conte com meu apoio pessoal e do Governo do Pará para o êxito da COP30.”
*Com informações da Agência de notícias Reuters.