Após forte vendaval que passou por Ananindeua, na tarde de quinta-feira, 25, e deixou um rastro de destruição e prejuízos em muitos pontos e residências, equipes de engenharia da Comissão de Defesa Civil de Belém estão realizando vistorias técnicas de imóveis impactados pelo vendaval que atingiu os municípios de Belém e Ananindeua. Apenas na capital paraense, cerca de 30 imóveis sofreram com a ação da chuva e do vento. Nenhuma pessoa ficou ferida.
Além do corpo de Engenharia Civil, a equipe de Assistência Social da Defesa Civil acompanha o trabalho, para orientar as famílias sobre as formas de acesso às redes de proteção e assistência social.
Em Belém, cabe à Fundação Papa João XXIII (Funpapa) realizar o atendimento e encaminhar para a Secretaria de assistência do Estado. A Defesa Civil de Belém realiza a vistoria técnica em imóveis, porém não executa obras nem concede benefícios.
ALERTA CLIMÁTICO
Ainda na manhã de quinta, 25, a Comissão de Defesa Civil de Belém publicou alerta meteorológico amarelo, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e renovado nesta sexta-feira, 26.
A cor indica que a chuva prevista para o período tem potencial para se tornar perigosa. O alerta tem validade até às 11h de sábado, 27 de agosto. Portanto, a população deve ficar atenta e se proteger para evitar mais prejuízos advindos de eventos naturais fortes, como o de quinta-feira, 25.
Também de acordo com o Instituto, estão previstas pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante o final de semana (27 e 28) na capital paraense.
A Comissão de Defesa Civil de Belém orienta aos pedestres e condutores que, durante a chuva, não se abriguem ou estacione veículos próximo a árvores ou placas de propaganda, pois há risco de queda durante rajadas de vento.