//

Márcia Dantas, estrela do jornalismo paraense, brilha em rede nacional e conversa com o BT

Fotos: Redes Sociais/Reprodução

Do Pará para o Brasil com carisma e jornalismo de alta qualidade. A jornalista paraense Márcia Dantas (@marciadantastv) é uma figura reconhecida não apenas pelo trabalho no telejornal “Tá na Hora“, do SBT, mas também como criadora de conteúdo nas redes sociais e empresária.

Márcia iniciou a carreira aos 19 anos como estagiária na Record TV Belém e, em poucos anos, se destacou no cenário paraense, assumindo a apresentação do jornal da Band, também aqui no estado. Já foi apresentadora do “Fala Pará”, onde alcançou liderança de audiência por três anos antes de se mudar para São Paulo.

A jornalista conversou com o BT com exclusividade e lembrou com muito bom humor e carinho dos desafios que passou até se transformar no sucesso que é hoje em todo o Brasil, descrevendo a estreia na terra da garoa como “caótica”.

Pega um chazinho e vem acompanhar a nossa conversa com a diva!

Márcia Dantas apresenta o “Ta na Hora”, sucesso de audiência no SBT Foto: Lourival Ribeiro/SBT

Os Desafios Pessoais e Profissionais e Mudança para São Paulo

Márcia contou ao BT que enfrentou uma depressão no período em que fez a mudança definitiva de Belém para São Paulo, no ano de 2015. A jornalista descreveu a época como “caótica”, tendo problemas para se estabelecer na capital paulista.

“Foi bem difícil [a mudança para São Paulo]. Eu estava em depressão e também tive episódios de compulsão alimentar. Fiquei 20 kg acima do peso. Na época, trabalhava em outra emissora e tinha tido algumas oportunidades em São Paulo. Mas a vaga, que tinha sido prometida, não surgiu. Resolvi então juntar um pé de meia e pedir demissão. Cheguei em SP em maio de 2015. Não consegui emprego. Engravidei em agosto. Foi um primeiro ano caótico. Precisei de muita resiliência e fé pra superar. Com a chegada do Gabe, a vida ganhou um novo sentido e o trabalho também. Recomecei como freelancer, já no SBT, em novembro de 2016.”, contou Márcia.

Apesar do início conturbado, Márcia se estabeleceu na capital paulista, tornando-se uma das jornalistas mais importantes e reconhecidas da emissora. Hoje, além de apresentar o telejornal “Tá na Hora” (@tanahorasbt), a paraense também é criadora de conteúdo nas redes sociais e empreendedora, dona da loja Pijamar by Márcia Dantas (@pijamaroficial).

Márcia Dantas também é empreendedora dona da loja Pijamar by Márcia Dantas - Foto: reprodução Instagram
Márcia Dantas também é empreendedora dona da loja Pijamar by Márcia Dantas – Foto: reprodução Instagram

Falando em sucesso, Márcia contou sobre como a carreira inspira pessoas que têm os próprios sonhos para buscar.

Perguntamos sobre como foi se dar conta da própria ascensão na carreira: “Sucesso, para mim, sempre foi como meu trabalho chega às pessoas, o sentimento que provoca nelas. Então, se alguém se motiva por algo que eu falo, se ajudo a transformar realidades, encorajar mulheres, promovo reflexões sobre assuntos ou ajudo a esclarecer dúvidas, informo, isso pra mim é sucesso“, afirmou.

Márcia também abordou a importância de representar a mulher nortista: “Representar a mulher do norte, que vem de família humilde, que batalhou muito pra conseguir ter um espaço, recomeçou sem ninguém numa cidade grande, contando apenas com a própria vontade e persistência, é dizer para o mundo ‘você também consegue, confia!’. Recebo todos os dias mensagens de jovens que se inspiram na minha história. Fico muito feliz, porque sinto que é um propósito de vida“, enfatizou.

“Silvio Santos vem aí!”

Perguntamos sobre o momento que mais marcou a paraense na carreira e ela cravou a resposta na mesma hora: “Conhecer o Sílvio Santos, sem dúvida.”

“É uma entidade da TV Brasileira. Um mestre. Só estou neste patamar hoje porque ele me enxergou. Jamais vou esquecer a energia que senti quando o vi. Tive a oportunidade de estar no programa com ele três vezes. Na última, consegui a foto. Inesquecível.”, disse.

Márcia contou sobre como foi marcante conhecer o "patrão", Silvio Santos. A foto com o "homem do Baú" rolou em abril de 2022. -  Foto: Reprodução Instagram
Márcia contou sobre como foi marcante conhecer o “patrão”, Silvio Santos. A foto com o “homem do Baú” rolou em abril de 2022. – Foto: Reprodução Instagram

E o Pará? Bate Saudade da Cidade das Mangueiras?

Apaixonada pela terra natal, a jornalista exaltou o Pará e falou sobre o que mais sente falta do tempo em que morava no estado: “Sinto falta do aconchego da minha casa, da minha família, de dormir na rede, da comida (maniçoba, a minha preferida), dos amigos, do cheiro da chuva subindo no asfalto… Eu amo muito a minha terra! E tenho um baita orgulho!“, disse ela.

E teve carimbó em SP! Márcia contou que fez questão de dançar carimbó quando assumiu a bancada do SBT Brasil em 2020: “Não era qualquer lugar, era a bancada do principal jornal da segunda maior emissora do país, ocupada por uma PARAENSE!” disse ela.

A jornalista disse que está realizando mais um sonho com a apresentação do novo programa: “Assumi o ‘Tá na Hora’, que é um jornalístico com pitadas de entretenimento, algo que sempre quis. Consigo mostrar meu lado humano, versátil, leve e, ao mesmo tempo, com muito conteúdo informativo“, afirmou ela.

Márcia Dantas no Tá Na Hora - Foto: SBT/Reprodução
Márcia Dantas no Tá Na Hora – Foto: SBT/Reprodução

Tá pensando em trilhar uma carreira como jornalista ou viver em outro estado? Vem cá que a tia também pediu um conselho para a apresentadora:

Meu diferencial, desde do comecinho, foi a humanidade. Eu sempre gostei de olhar as pessoas nos olhos, tratar todo mundo de igual pra igual, pegar na mão, abraçar, sou do contato físico. Pra mim, o melhor jornalista é aquele que sabe ouvir e sentir o outro, ler o ambiente com os olhos e com o coração. Não é apenas sobre descrever o fato, é sobre senti-lo. É sobre tocar pessoas, não apenas informar. A minha dica é sempre fugir dos lugares comuns, procurar a sua autenticidade, a sua verdade. Caprichar na leitura e no estudo da língua portuguesa porque vejo muita gente da nova geração que escreve mal., disse ela.

Sobre deixar a terra natal e buscar uma carreira em outro estado ela aconselha: “primeiro busque se destacar e fazer a diferença na sua vila, no seu bairro, na sua cidade, no seu estado. Depois, avalie. Viver longe das origens não é para todos. É algo muito particular. E não vou vender a ilusão de que é tudo maravilhoso. Existem batalhas tremendas. Então, toda mudança requer um planejamento de vida, um passo de cada vez. E coragem. Muita coragem.“, afirmou.

Márcia Multitela

Além da carreira consolidada como jornalista, o trabalho nas redes sociais também é importante para a paraense, que consegue prender a atenção do público e inspirar, seja na TV ou na tela do celular: “Sou muito abordada por gente que me conhece apenas do TikTok ou do Instagram. ‘Você é a jornalista que canta funk, né?’ Eu acho isso ótimo! Nunca me incomodou!”, afirmou.

@marciadantastv Eu tô no SBT 🙋🏽‍♀️ #sbt #jornalismo #tanahora #marciadantas ♬ Mexer de Isaque Santos – Amilthi

“Ajudei a quebrar paradigmas dentro da profissão. Antes, o jornalista precisava vestir uma capa de frieza e perfeição que hoje não cabe mais. As redes sociais vieram pra aproximar o público de quem nós somos por trás das câmeras. Fui a primeira jornalista com visibilidade nacional a mostrar verdadeiramente os bastidores, ensinar, falar sobre erros e orientar. Fiz muitas lives informativas de graça. Tenho um curso online (‘Telejornalismo Prático’), pensando justamente nesse público”, pontuou.

A Potência das Redes Sociais para AAlavancar a Carreira

A jornalista encerra nosso papo dando um conselho especial sobre redes sociais: produza conteúdo! As redes, se bem usadas, podem sim te abrir portas!

“Eu incentivo todos a começarem a produzir conteúdo o quanto antes. Todo mundo tem algo interessante pra mostrar. E o ‘Tá na hora’ investe muito em virais da internet, assuntos de grande repercussão, somos pautados pelas redes, quase todos os dias.”, finalizou.


Já segue o BT no Instagram? Clique aqui