O esporte nacional é formado por personalidades que acumulam histórias de superação, assim como a paraense Clara Liandra Monteiro Nobre, que é atleta aos 12 anos e conseguiu a tão sonhada classificação para competir no Torneio Nacional de Ginástica Rítmica (GR).
Para custear a viagem da filha para a competição, a mãe de Clara iniciou uma vaquinha online (CLIQUE AQUI) para arrecadar o valor necessário. A competição nacional vai acontecer em Cuiabá, no Mato Grosso, de 30/10 a 04/11 de 2024.
Na descrição da Vaquinha, a jovem diz: “A minha participação neste torneio é muito importante para minha carreira de atleta, pois conforme os resultados possibilitará competir futuramente em campeonatos brasileiros e competições internacionais”.
PRODÍGIO PARAENSE
A modalidade entrou na vida da pequena Clara quase que por acaso do destino. Quando praticava Ballet, uma mudança de professor e local fizeram com que a professora Priscila Gonçalves apresentasse o mundo da ginástica rítmica.
“Ela foi se dedicando cada vez mais, ganhando confiança no que vem trabalhando”, afirma Márcia, mãe de Clara.
A pequena ginasta entrou de cabeça na vida de atleta em 2017, aos 5 anos, quando alcançou o pódio da Ginástica Rítmica. Em 2022, ela foi campeã Paraense na categoria pré-infantil e em 2023 se classificou para o nacional de Ginástica Rítmica pelo conjunto aparelho Maças, disputado em São Bernardo (SP).
A jovem também representou o estado do Pará nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), em Recife, onde foi medalha de Prata no individual geral.
AMOR DE MÃE
Apesar de uma rotina cansativa de treino, Clara é sempre acompanhada pela mãe, Márcia, que não mede esforços para ver o sonho da filha se concretizar: “É tudo um esforço muito grande, graças a Deus temos amigos e família que sempre estão apoiando, fazemos rifas e bingos para arcar com os custos”, afirma.
“Quando falamos de sonhos dos nossos filhos, a gente embarca junto, por mais que às vezes as pessoas nos julguem falando que somos doidas haha, já escutei muito isso”, completou a mãe da paraense.
APOIO PARA REPRESENTAR O PARÁ NO NACIONAL
Em agosto, a pequena ginasta competiu no Torneio Regional de GR, realizado em Rio Branco (Acre), onde se classificou para representar o Pará na competição nacional, que será em Cuiabá (MT) entre o final de outubro e novembro deste ano.
Para ajudar a filha a participar da tão sonhada competição, a família criou uma vaquinha online (CLIQUE AQUI) para que a paraense consiga representar o estado na tão sonhada competição nacional.
“Tudo isso é muito importante para ela”, afirma a mãe da jovem que, além do nacional, ainda deve disputar o Campeonato Paraense de Ginástica Rítmica no Mangueirinho, onde está na “briga” para ser campeã.