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Em Belém, primeiro lote de ônibus elétricos do sistema BRT é entregue

Imagem: Augusto Miranda/ Agência Pará

Na última terça-feira, 14 de janeiro, a Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Transporte (Artran) recebeu mais quatro ônibus exclusivos para o Sistema BRT Metropolitano, completando o primeiro lote de 10 veículos elétricos adquiridos pelo Governo para o novo sistema de transporte da Região Metropolitana de Belém. O contrato firmado prevê a compra de 265 veículos para o BRT, com 40 deles sendo elétricos.

Imagem: Pedro Guerreiro/ Agência pará

Esses quatro ônibus fazem parte de um total de 10 veículos do primeiro lote de ônibus elétricos, sendo que os seis primeiros chegaram na semana passada. Desde dezembro de 2024, a Artran tem acompanhado e fiscalizado a entrega dos veículos, verificando o cumprimento das normas contratuais. Após essa análise, os ônibus são encaminhados ao local de armazenamento até a entrega oficial do Sistema BRT. Os novos veículos foram estacionados inicialmente no Estádio Olímpico do Pará Jornalista Edgar Proença (Novo Mangueirão) e, em seguida, transferidos para a garagem.

De acordo com o diretor de Regulação e Planejamento da Artran, o contrato prevê a entrega de 40 ônibus elétricos, e os 10 primeiros veículos já foram entregues. Além dos ônibus elétricos, também chegou o primeiro lote de veículos a diesel Euro 6, que possuem tecnologia de redução de emissão de gases poluentes. Esses veículos serão utilizados tanto nas linhas principais do BRT Metropolitano quanto nos alimentadores que atenderão os municípios da região.

Os ônibus elétricos têm uma autonomia de 220 quilômetros por carga, o que permite realizar, em média, 16 viagens entre Marituba e o terminal de São Brás (em Belém) com uma única carga.

Imagem: Pedro Guerreiro/ Agência Pará

Sistema de frota do Transporte Metropolitano

O Sistema de Transporte Metropolitano tem como objetivo integrar os terminais de Belém aos municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará, por meio de 31 linhas alimentadoras que interligarão as regiões ao corredor troncal. O sistema visa reduzir o tempo de deslocamento entre os municípios, melhorar a oferta de transporte nos bairros e ampliar as opções de deslocamento com a possibilidade de pagamento de uma única tarifa. Além disso, os ônibus contarão com wi-fi e ar-condicionado, oferecendo mais conforto e qualidade para os passageiros.

*Com fontes da Agência Pará


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