/////

13 sacadas desabam ao mesmo tempo em prédio no centro de Belém, neste sábado

No final da manhã deste sábado, 13, 13 sacadas do prédio residencial Cristo Rei, situado que entre a avenida Generalíssimo Deodoro e a travessa Quintino Bocaiúva, no bairro da Cremação, em Belém, desabaram de uma só vez, deixando traumas, aflição, angústia e muita preocupação que assustou a capital paraense. O prédio possui sacadas no lado direito e esquerdo, mas apenas as sacadas de um dos lados veio ao chão.

Os escombros das sacadas caíram na parte de entrada do prédio e também na via, a Mundurucus, e na ciclofaixa que passa em frente ao residencial. Graças a Deus, apenas alguns moradores tiveram ferimentos leves e não houve vítimas no acidente. Ambulâncias do Samu e veículos do Corpo de Bombeiros foram acionados e se deslocaram para o prédio.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por @btmaisoficial (@btmaisoficial)

Os estragos também chegaram na rede elétrica que abastece a região, um pequeno foco de chamas surgiu com a queda das sacadas. A companhia Equatorial informou que interrompeu o fornecimento de energia na área do desabamento para garantir segurança e evitar mais danos, além dos materiais dos moradores e na via. Veja a nota do Corpo de Bombeiros e da Equatorial Energia no final do texto.

Um dos momentos mais comoventes e emocionantes foi quando um socorrista do Corpo de Bombeiros resgatou um gato que estava extremamente assustado. A tutora do animal, mesmo em choque, abraça o socorrista em forma de agradecimento pelo resgate do felino.

O DESABAMENTO

Com a ocorrência do fato, internautas e moradores levantaram um ponto que estava desapercebido sobre o desabamento das 13 sacadas. Nos registros feitos do acontecimento, uma lona preta chama atenção. De início, muitos pensaram que teria sido uma explosão por conta do forte barulho. essa hipótese (de explosão) perdeu força com o passar das horas e uma nova pista se originou nas redes sociais.

Internautas e moradores disseram que havia uma obra na cobertura para instalação de sistema de envidraçamento reiki. Uma investigação ainda deve apontar as causas da queda. O prédio existe desde 1990.

Um outro morador também afirmou que havia uma obra na cobertura: “um rapaz que mora no prédio disse que no apartamento da cobertura estava tendo uma obra. Ele falou que já tinha avisado o morador da cobertura sobre o risco, mas o morador não quis dar ouvidos”, contou.

Ainda nas redes sociais, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, publicou um vídeo onde presta solidariedade aos moradores afetados pelo desabamento e também determinou a elaboração do laudo técnico da Defesa Civil sobre as circunstâncias da situação.

De acordo com Claudionor Corrêa, presidente da Defesa Civil de Belém, está sendo feito um levantamento pelos órgãos competentes de toda estrutura do prédio. “Fomos acionados via Ciop. Todas as sacadas do lado esquerdo do prédio desabaram. Estamos fazendo um levantamento preliminar da estrutura do prédio para saber se foi abalada, se tem rachaduras ou lajotas soltas”, explicou. 

Confira as notas da íntegra de Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Equatorial Energia:

“O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil informam que não houve vítimas, apenas danos materiais na ocorrência em um edifício localizado na rua dos Mundurucus, entre a travessa Quintino Bocaiúva e Avenida Generalíssimo Deodoro, em Belém, na manhã deste Sábado (13). Duas viaturas da Corporação (uma de incêndio e uma de salvamento) foram ao local onde constataram o desabamento de 13 sacadas sequencias do edifício. Os moradores estão sendo retirados do prédio para avaliação do ocorrido. A Polícia Científica do Pará informa que o Núcleo de Engenharia Aplicada foi acionado para atender o caso. A perícia fez uso de um drone para capturar imagens, que ajudarão a elaborar o laudo que aponte a dinâmica e as causas do desabamento”.

“Equatorial Pará informa que assim que tomou conhecimento do acidente, realizou a suspensão no fornecimento de energia no local de forma remota, para garantir segurança da população e como modo de prevenção para que equipes pudessem trabalhar com segurança no local. Uma equipe da Equatorial está no local realizando manobras para restabelecer o fornecimento de energia nas unidades consumidoras afetadas, como partes destas ações apenas o trecho afetado pelo acidente esta isolado”.