No último domingo, 16, foi realizada em Belém, mais uma procissão do Círio 2022, o Círio das crianças, que além de fé e emoção, gera uma enxurrada de momentos fofos dos pequenos, que tradicionalmente, se fantasiam de anjinhos de Nossa Senhora de Nazaré. Muitas famílias levaram seus filhos para terem o primeiro contato com a Nazinha.
Em Belém, no Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN), de acordo com a Secretária de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) cerca de 250 mil pessoas acompanharam o Círio das Crianças de 2022, que voltou às ruas depois de dois anos suspenso.
Aos dois anos e seis meses de vida, Kelvin Antonio veio com a família acompanhar o momento de fé. De dentro do carrinho, o anjo vestido de azul observava a todos com muita tranquilidade. O pai dele, Antônio Martins contou que vestiu o bebê seguindo a tradição para demonstrar toda a fé que deseja que o filho cresça sentindo. “A gente tem muita fé. E nesse momento nós sabemos que passamos por uma pandemia, foi um momento difícil. Mas estamos aqui hoje para agradecer e pedir mais saúde por todos. Como pai eu espero que meu filho cresça conhecendo o que representa esse momento de fé para mim e para toda nossa família”, contou.
Antes da procissão iniciar, uma santa missa campal foi realizada para abençoar os devotos de todas as idades que têm fé na virgem padroeira dos paraenses. Durante a bênção, o arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, dedicou um momento para a reflexão sobre as mensagens que a romaria desperta nos católicos: “Hoje é um dos de alegria, de caminhar sorrindo com Maria. A data mostra que todos nós temos uma criança interior e que é preciso cuidar de todas elas”.
Após a celebração, a Imagem Peregrina foi colocada em um andor decorado com flores. Na frente, um cortejo preencheu as ruas da cidade com amor, carinho e devoção. Cinco carros de promessas foram puxados por fiéis.
Na Romaria, uma turma de escoteiros foi acompanhada por uma devota vestida de Nossa Senhora. Nos braços da devota, um boneco de pano representou o filho, sempre coberto pelo manto e pelo amor de Maria. “Essa é uma promessa que fiz pelo meu filho. Ele tem que tomar remédios e sei que a Mãe de Nazaré cuida dele. Eu Desejo que ela (Nossa Senhora) proteja sempre as crianças e que os pais e mães cuidem de todas as crianças do Brasil”, rogou Eliana Pinheiro.
SEGURANÇA
Para garantir a segurança em todos os momentos do evento, 250 homens e mulheres dos órgãos de segurança estaduais e municipais formaram um efetivo voltado para garantir policiamento, orientação no trânsito e rápido socorro, em caso de necessidade.
“Dentro da ‘Operação Círio 2022’, o nosso efetivo estará nas ruas garantindo o ordenamento nas vias públicas, organização do trânsito e atendimentos de emergência pré-hospitalar. Com um público estimado em 250 mil, trata-se de um evento que reúne muitas famílias, por isso é mais tranquilo e deverá ocorrer sem maiores intercorrências”, afirmou o secretário adjunto de Operações da Segup, coronel da Polícia Militar, Alexandre Mascarenhas.
*Com informações de Agência Pará