O clássico natalino “Esqueceram de mim” completou 32 anos nesta última quarta-feira, dia 21. A história que ficou mundialmente conhecida por todos que viveram a década de 80/90 fala sobre as aventuras de Kevin McCallister (Macaulay Culkin) sozinho em casa no Natal. O filme continua sendo um dos mais assistidos do mundo e desencadeou uma franquia que funcionou muito bem até o segundo filme, também estrelado por Macaulay Culkin. Daí pra frente, é só pra trás… Os outros filmes, que tem outro elenco totalmente diferente, não agradaram tanto o público.
Mas se tu tens o “Esqueceram de mim” 1 e 2 no coração, cola aqui que a gente te conta sete curiosidades sobre o filme.
A TARÂNTULA ERA REAL!
Muita coisa rolou com a dupla de bandidos interpretada por Joe Pesci e Daniel Stern. Tem quem diga que a prisão era fichinha perto de tudo que o Kevin fez com os “bandidos molhados”. De baldes de tinta caindo sobre suas cabeças a incontáveis quedas, os dois sofrem (e MUITO) nas mãos do menino.
Em uma das clássicas cenas do longa, Kevin põe nada menos que uma tarântula no rosto de Marv (Daniel Stern). Segundo a revista americana Time, a aranha era real oficial! O ator concordou em deixar o animal andar sobre seu rosto com uma condição: que eles acertassem a cena em apenas uma tomada.
Já o grito estridente que ele dá em seguida foi adicionado através de dublagem, pois a equipe tinha receio de assustar o animal com o berro.
JOE PESCI SOFREU QUEIMADURAS REAIS
Em entrevista à People, o ator Joe Pesci contou que sofreu “graves queimaduras” na gravação dos dois filmes em que participou (“Esqueceram de Mim” 1 e 2). “Foi uma boa mudança de ritmo fazer esse tipo específico de comédia pastelão. Mas os filmes ‘Esqueceram de Mim’ eram um tipo de comédia mais física, portanto, um pouco mais exigente”, contou o ator.
Segundo Joe Pesci, especificamente em “”Esqueceram de mim 2”, a cena em que a cabeça de seu personagem é incendiada (referência ao primeiro filme), deixou marcas reais em seu crânio. Com isso, ele sofreu graves queimaduras e dores.
“Além dos esperados inchaços, hematomas e dores gerais que você associaria a esse tipo particular de humor físico, sofri queimaduras graves no topo da cabeça durante a cena em que o chapéu de Harry é incendiado. Tive a sorte de ter dublês profissionais fazendo as acrobacias realmente pesadas”, contou o ator que afirma ser um grande fã da franquia.
O FILME QUE KEVIN ASSISTE NÃO É REAL
O filme que Kevin assiste e depois usa a cena para assustar os bandidos se chama “Angels of Filthy Souls”. O longa, que é todo em preto e branco, na verdade não existe.
Segundo uma entrevista do diretor Chris Columbus, para a revista Insider, a cena violenta que assusta Kevin, e depois é usada em seu plano, foi criada especificamente para a produção e o filme nunca foi realmente lançado.
SUCESSO HÁ MAIS DE 30 ANOS
Os filmes da franquia detém um recorde há mais de 20 anos. Só o primeiro filme arrecadou 476,7 milhões de dólares. Rycos!
MENINO KEVIN NÃO CURTE O FILME
Em uma entrevista ao programa Ellen DeGeneres de 2018, Macaulay Culkin afirmou que não tem o apego ao filme que nós meros mortais temos. Ele afirmou que tem uma visão diferente do longa e por isso, quase não o vê.
Culkin contou que ao invés de aproveitar o longa, ele relembra de momentos das gravações. “Quando estou assistindo, vejo como “estou me lembrando daquele dia no set”, sabe? Como eu estava escondendo minha Pepsi atrás do sofá. Eu não consigo assistir da mesma forma que outras pessoas conseguem”, contou.
UM ROTEIRO DE MILHÕES FEITO EM POUCOS DIAS
O filme tem o roteiro assinado pelo gênio dos filmes dos anos 80, John Hughes. Ele é autor de grandes clássicos como “Clube dos Cinco”, “Curtindo a Vida Adoidado” e “Gatinhas & Gatões”. Segundo seu filho, James Hughes, John levou menos de 10 dias para fazer o rascunho do filme. Segundo uma outra entrevista para a Time, a ideia surgiu após a primeira viagem da família para a Europa e, na volta, seu pai pensava “e se uma das crianças tivesse sido esquecida?”. Daí nasceu a ideia original.
O PONTAPÉ PERFEITO PARA A CAREIRA DE MACAULAY CULKIN
Com apenas 10 anos, Macaulay Culkin se tornou um astro ao dar a vida a Kevin McCallister. Ele venceu o Globo de Ouro de melhor ator na época e garantiu papéis em diversos outros filmes e séries, incluindo a sequência de “Esqueceram de mim”. A vida do garoto se transformou e ele chegou a se emancipar ainda adolescente acusando seus pais de explorá-lo e travando uma briga judicial que virou assunto de muitas matérias de tabloides pelo mundo, mas esse já é tema para outra matéria.
ONDE VER, BT?
Os filmes “Esqueceram de mim” 1 e 2 estão disponíveis no Disney Plus.
Veja o trailer: