///

46ª edição da Festa da Chiquita agita as ruas de Belém após a Trasladação; confira

A famosa Chiquita será neste sábado e valoriza a diversidade com artistas LGBTQIA+

A edição de número 46 da Festa da Chiquita (@festadachiquita) celebra as diversas facetas das manifestações de fé da capital paraense neste sábado, 7. A atual festa, que foi idealizada pelo artista Elói Iglesias, será na Praça da República logo depois da Trasladação. 

O evento atua com quatro movimentos que valorizam a diversidade e terá várias performances de artistas LGBTQIA+ regionais e de outros estados. A festa é popularmente conhecida como ‘‘Transviadação’’ e sua abertura terá além de dj’s, grupos e bandas de carimbó, conta com personalidades icônicas como Roberta Brito, Bruno Ferraz e Carlinhos Gutierres.

A Chiquita iniciou sua história na década de 1970 e até hoje é tradição no pré-Círio. Reprodução: Divulgação/Festa da Chiquita.

Para também fazer história no tapete vermelho da amada Festa da Chiquita com a Casa de Drag Sachenka Levchenko e também conta com atrações como DJ Gadá, Gigi Híbrida, Devon river e Aphrodite, além das presenças da Casa de Drag Flores Astrais, com Celeste Volúpia, Savana, Xirley Tão e muito mais.

A festa, considerada ‘‘profana’’, por ainda não fazer parte da programação oficial do Círio de Nazaré, a Chiquita já é considerada Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, já que o evento já tem tradição no período próximo à procissão.

A inspiração do nome veio da personagem ”Chiquita Bacana”, da marchinha de carnaval homônica, mas também teve influência mais específica da releitura feita por Caetano Veloso, ”A Filha da Chiquita Bacana”. Veja abaixo a programação completa da Chiquita:

A origem da festividade, datada no carnaval de 1975, foi considerada polêmica ao período. Aconteceu quando alguns grupos de pessoas LGBTQIA+ iniciaram um bloco que andava principalmente pelo centro da capital paraense. Era promovida nas vésperas da procissão do domingo, e desde 1978, a manifestação era chamada de ‘’Festa das Filhas da Chiquita’’ e acontecia no Bar do Parque, também localizado na Praça da República, um dos locais que passa a Trasladação.

A festa da Chiquita também conquistou seu renome por honrar o público ligado à causa LGBTQIA+. O evento possui diversas premiações, que são tradição desde 1977, eram distribuídas no bar onde a festa teve sua estreia. Entre os prêmios da Chiquita, estão o ‘‘Veado de Ouro’’, ‘‘Botina de Prata’’, ‘‘Rainha do Círio’’ e ‘‘Amigos da ‘Chiquita’’.

SERVIÇO:

Festa da Chiquita

PRÊMIOS: ‘‘Veado de Ouro’’, ‘‘Botina de Prata’’, ‘‘Rainha do Círio’’ e ‘‘Amigos da ‘Chiquita’’.

QUANDO: 07/10, após a Trasladação

ONDE: Praça da República